FC Porto

05-05-2010 14:52

Rui Moreira “Benfica teve mérito”

O comentador desportivo considerou o SL Benfica a melhor equipa do campeonato, e lamentou o afastamento prematuro do FC Porto na corrida pelo título.
Rui Moreira “Benfica teve mérito”

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e ilustre adepto do FC Porto, considerou hoje, à margem do Estoril Open, que o campeonato nacional está entregue à melhor equipa.

"Este campeonato está entregue à melhor equipa, à que praticou o melhor futebol. No próximo ano espero que FC Porto volte a ser a melhor e que tenha a oportunidade de o ser. O Benfica teve mérito, a melhor equipa, o melhor treinador, mas se não tivessem acontecido certas coisas o FC Porto teria tido a oportunidade de competir até mais tarde".

O FC Porto não conseguiu este ano o apuramento para a próxima edição da Liga dos campeões, algo inédito nas últimas temporadas, e para Rui Moreira ”o FC Porto vai ter de reorganizar a estrutura de custos”.

Para Rui Moreira, o ciclo de Jesualdo Ferreira terminou no Dragão. O empresário  aposta agora num treinador estrangeiro "à moda de Adriaanse" para orientar o FC Porto na próxima época, e confessa que gostava de ver mais portugueses no plantel.

"O professor Jesualdo Ferreira disse sempre que foi ele que avalizou todas as compras e vendas de jogadores. Tenho de acreditar nisso. O erro dele este ano foi manter sistema rígido. Jogou como se tivesse o Lucho e desde que teve lesões e castigos foi obrigado a mudar sistema e ganha os jogos todos. Foi responsável pelo volume da derrota em Londres, ao meter Nuno André Coelho no meio-campo. Por tudo isso, não é o meu favorito para ser o treinador do FC Porto. Gostaria de ver mais portugueses, nomeadamente os que estiveram no Olhanense este ano. Castro e Ukra têm lugar em qualquer plantel português."

Em relação às eventuais vendas de activos do plantel do FC Porto para gerar receitas, Rui Moreira considera que é preciso manter Falcao, Beto e os defesas centrais titulares. Para o comentador desportivo, Helton, e Rodriguez podiam ser bons negócios para o FC Porto.

"Eventualmente poderá vender três jogadores e comprar alguns. Não pode vender Falcao, por exemplo. Gostava que o Beto continuasse, acho o Helton é vendável. Na defesa, não se pode vender os dois centrais titulares. No meio-campo o Raul Meireles é dos que têm valor de mercado dos mais vendáveis. No ataque, se houver mercado para Rodriguez, que tem salários elevados, devia ser vendido."