“Como instrumento de comunicação de um clube global, a Benfica TV não fazia sentido se não acompanhasse a universalidade do Benfica”, afirmou hoje o presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira, na cerimónia de apresentação do acordo, em Providence, Rhode Island.

Ao abrigo do acordo, os clientes da Dish Network poderão ter acesso à Benfica TV por 9,99 dólares por mês.

Existe também a opção de comprar um pacote de canais portugueses - que inclui RTPi, SIC Internacional, SIC Notícias e Euronews - por 24,99 dólares mensais.

O clube não quis divulgar quanto vai receber com o acordo, referindo apenas que prevê uma contrapartida fixa e outra variável.

Vanessa Teixeira, da DISH, afirmou que não há ainda uma data exacta para início das emissões porque estão a ser feitas emissões de teste, prevendo-se apenas que ocorra no terceiro trimestre.

A distribuição será gratuita para as Casas do Benfica nos Estados Unidos, mais “um elemento de valorização e atracção dos portugueses a estes espaços”, disse Vieira.

Sobre a escolha da DISH, o presidente do Benfica afirmou que “não podia ser outra”. “É uma empresa pioneira, que permite distribuição por satélite, e que cheguemos à Costa Oeste, à Califórnia, onde há uma grande comunidade portuguesa”, afirmou.

A DISH é atualmente a principal distribuidora dos canais em língua portuguesa no mercado norte-americano.

Para Vieira, a Benfica TV deve ser “uma marca da lusofonia, um embaixador do país, não apenas do Benfica”.

Timor-Leste, que recentemente recebeu a visita do clube, foi o exemplo de universalidade dado por Vieira, e deverá mesmo “muito em breve” poder contar também com emissões da Benfica TV.

“A internacionalização representa a ambição e inconformismo com que trabalhamos. É o espírito que estimulo e exijo no clube”, afirmou Vieira.

O canal emite 24 horas por dia, com programação sobre o futebol e outras modalidades do clube lisboeta.

“Será sem dúvida uma bandeira de Portugal em qualquer parte do mundo. É um motivo de orgulho para os que sempre acreditaram”, afirmou Vieira.

Com 185 canais étnicos em 28 línguas, a DISH Network afirma ter a maior gama de canais “étnicos”, entre todos os distribuidores de televisão nos Estados Unidos.

A distribuição do canal benfiquista nos Estados Unidos vinha sendo negociada há vários meses, e foi prometida pelo presidente do clube durante a sua anterior passagem pelos Estados Unidos, em Fevereiro, para inaugurar Casas do Benfica na Costa Leste.

O clube elegeu como mercados prioritários para a distribuição do canal de televisão, lançado no final de 2008, aqueles onde há grande número de emigrantes portugueses, como Estados Unidos, Canadá, França ou Luxemburgo, e também os países lusófonos.

Actualmente chega já a Cabo Verde, e está em vista o alargamento também a Angola.