Mitchel van der Gaag diz conhecer bem o Marítimo e saber como as coisas funcionam no clube, mas considera que só a equipa será capaz de ultrapassar a fase menos boa por que atravessa, depois de ter sido eliminada também na quinta feira da Liga Europa pelo BATE Borisov.

"Estou cá há muitos anos e percebo como o Marítimo funciona. Claro que precisamos de resultados, mas continuamos a trabalhar e a acreditar. Podemos ultrapassar esta fase má e voltar a subir as escadas. Este ‘chip’ tem de mudar e o próximo jogo com o Sporting de Braga é perfeito. Ninguém vai resolver o nosso problema senão a equipa. Não é fácil, concordo, mas isso é que faz a diferença entre homens e crianças, entre uma equipa forte e uma normal" salientou o treinador dos "verde-rubros".

O holandês considera normal o descontentamento dos adeptos pelo facto de a equipa ainda não ter ganho no campeonato, mas recusa a ideia de que o seu futuro à frente da equipa esteja a depender do resultado com o Braga.

"Eu não funciono assim. Dou sempre o meu melhor e acredito no nosso trabalho".

Neste contexto, pontuar em Braga seria o ideal, porque seria uma boa oportunidade para dar a volta e rectificar muita coisa. O Sorting de Braga está forte e moralizado e essa é também uma motivação para nós", considerou.

Fazendo referência à eliminação na Liga Europa, o técnico maritimista afirmou que se tratou do fim de um ciclo, mas garantiu que a vida continua.

"Fechámos um ciclo na Liga Europa, onde fomos a equipa que fez mais jogos”, disse.

Relativamente à possibilidade de utilizar o reforço Júlio César no domingo, van der Gaag foi esclarecedor.

"Precisa de algum trabalho em termos físicos. Falta-lhe ritmo e mais algum tempo, mas está a trabalhar bem", concluiu.

O Marítimo ocupa a 15.ª posição da Liga portuguesa, ainda sem pontuar, enquanto o Sporting de Braga é terceiro, com quatro pontos. O encontro disputa-se domingo no Estádio Municipal de Braga, iniciando-se pelas 18h00.