O Portimonense, último classificado, e o Nacional da Madeira empataram, 1-1, no jogo que encerrou a 22.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no estádio municipal de Portimão.

A equipa algarvia foi a que melhor se adaptou ao relvado alagado e a que mais oportunidades de golo construiu em todo o encontro. Contudo, foi surpreendida no início da segunda parte pelo golo da equipa madeirense, evitando a derrota no último minuto.

O desfecho coloca o Portimonense em maiores dificuldades pela luta pela manutenção na Liga de futebol, enquanto o Nacional mantém-se à "espreita" por um lugar na Liga Europa.

Num relvado massacrado pela chuva intensa, as duas formações repartiram as ocasiões de golo, com os guarda-redes a evidenciarem-se ao evitarem que qualquer uma das formações atingisse o intervalo em vantagem.

No Portimonense, Ruben Fernandes, Pedro Silva e Lito foram quem mais vezes colocaram à prova o guarda-redes Bracali, enquanto do lado do Nacional Bruno Amaro, por duas vezes, e Todorovic testaram as capacidades de Ventura.

No segundo tempo, o Nacional entrou melhor e, aos 65 minutos, abriu o marcador num lance de contra-ataque, concluído por Skolnik após os dois primeiros remates dos madeireinses terem sido travados por Ventura.

No seu melhor período e quatro minutos depois, a formação insular voltou a ameaçar a baliza de Ventura, com este a negar o segundo golo a Filipe Soares.

Contudo, o lance acabou por “despertar” os algarvios que voltaram a imprimir maior velocidade ao seu jogo, obrigando o nacional a recuar para perto da sua área e a recorrer à falta para travar os seus avançados.

Um desses lances originou a expulsão de Todorovic, por acumulação de cartões amarelos, para travar a progressão de Pedro Silva, obrigando o Nacional a esforço redobrado com dez elementos.

O Portimonense acentuou a sua pressão ofensiva, tendo alcançado a igualdade ao minuto 90, com um “chapéu” de Pedro Moreira a Bracali, numa altura em que também jogava com dez elementos, devido à expulsão de Pedro Silva, igualmente por acumulação de cartões amarelos, momentos antes.