A SAD do FC Porto anunciou esta segunda-feira ter um princípio de acordo com o Standard de Liège, da Bélgica, para a transferência dos futebolistas Mangala e Defour, remetendo informações sobre valores e vínculos para depois da conclusão das negociações.

Os comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) surge depois de o Standard de Liège ter dado conta hoje, em conferência de imprensa, a saída do médio belga Defour e do defesa central francês Mangala para o clube campeão português e detentor da Liga Europa.

O diretor do clube belga Pierre François afirmou que as propostas apresentadas pelo FC Porto eram «irrecusáveis» e revelou que o valor do negócio «pode chegar aos 13 milhões de euros».

«Não queríamos deixá-los sair, resistimos ao máximo, mas não podíamos recusar a oferta do FC Porto», confessou Pierre François, informando que o acordo entre os dois clubes se concretizou «domingo à meia-noite».

O número avançado pelo responsável do Standard está em conformidade com os que têm sido divulgados pela imprensa belga, segundo a qual o FC Porto irá pagar uma verba de seis milhões por Défour e sete milhões por Mangala.

No caso do internacional belga, 20 por cento dos seis milhões de euros serão canalizadados para o Genk, anterior clube de Défour, tal como foi confirmado pelo próprio Pierre François, que revelou ainda uma promessa antiga feita ao jogador por parte do Standard de Liége no sentido de o deixar sair mediante uma proposta de um clube estrangeiro de nomeada.

Segundo informações recolhidas durante a conferência de imprensa, os dois jogadores apresentar-se-ão terça-feira no Porto para se sujeitarem a exames médicos e assinarem os respetivos contratos, cuja duração será de cinco épocas cada um.

A conferência de imprensa promovida hoje pelo Standard de Liége visou acalmar a massa adepta do clube, que já viu sair Witsel para o Benfica e agora Mangala e Défour para o FC Porto, sem que, em contrapartida, se registem entradas de reforços, a não ser de alguns jogadores de escalões inferiores.

Steven Défour tem 23 anos e vestiu 24 vezes a camisola da seleção belga, enquanto Eliaquim Mangala tem apenas 20 anos, é internacional sub-21 de França.