A época do Sporting não arrancou da forma desejada pelos dirigentes leoninos, que investiram fortemente na reconstrução da equipa de Alvalade para a época 2011/2012. Com um novo treinador, 16 reforços para a equipa principal, e o regresso da militância dos adeptos às bancadas, parecia que o Sporting estava de regresso ao trilho das vitórias. Mas o saldo é claramente negativo: 3 empates, 1 derrota e uma vitória. O Sporting marcou 5 golos e sofreu outros tantos num dos piores arranques do seu historial.

No primeiro jogo do campeonato, frente ao Olhanense, o Sporting entrou com tudo para garantir uma vitória sólida frente aos algarvios mas não conseguiu ir além de um empate 1-1. Apesar de um golo anulado a Hélder Postiga a equipa revelou dificuldades na finalização.

No jogo seguinte, frente aos dinamarqueses do Nordsjælland, um empate a zero em casa do adversário permitia ao Sporting resolver o apuramento para a Liga Europa em Alvalade. Apesar de terem controlado o jogo, os jogadores de Domingos Paciência não conseguiram causar grandes estragos e somaram o segundo empate consecutivo.

A 21 de Agosto, o Sporting foi a Aveiro defrontar o Beira-Mar num jogo que ficou à partida marcado pelo boicote de João Ferreira aos jogos dos leões. Fernando Martins, um árbitro das distritais de Aveiro, saiu da bancada para dirigir um jogo sem polémica, mas também sem golos. A equipa de Domingos Paciência somou o segundo empate no campeonato e desta vez por culpa da falta de eficácia dos seus jogadores.

No regresso às competições europeias, o Sporting conseguiu a sua primeira vitória da época ao vencer o Nordsjælland, em Alvalade, por 2-1. O resultado magro dava claros sinais de problemas de finalização e de alguma insegurança no eixo defensivo.

Com o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa garantido, o Sporting estava obrigado a vencer o Marítimo no Estádio de Alvalade, em jogo da terceira jornada do campeonato nacional. Izmailov abriu o marcador mas a equipa de Domingos Paciência não conseguiu segurar a vantagem. Os madeirenses fizeram o 2-1, no início da segunda parte, mas Jeffrén restabeleceu a igualdade aos 75. Em cima do apito final, o Marítimo alcançou a vitória através de uma bola parada, acentuando o mau arranque de campeonato do Sporting. Os de Alvalade reclamaram um golo válido de Evaldo, anulado pela equipa de arbitragem, mas as dificuldades da equipa de Domingos Paciência estão à vista: 3 golos marcados, 4 golos sofridos e a 11.ª posição no campeonato com 2 pontos em 3 jogos.