A PSP mostrou-se hoje favorável às redes para separar os adeptos de futebol de Sporting e Benfica, no “derby” de sábado, no Estádio da Luz, esclarecendo que os dirigentes, integrados na "caixa de segurança", serão tratados como adeptos.

«Não temos nada a comentar sobre polémicas. A rede está prevista na Lei e teve parecer favorável da polícia. A Lei diz que deve haver separação entre adeptos. Por toda a Europa, em grandes clubes e grandes estádios, há aquilo», disse o subintendente Costa Ramos, em conferência de imprensa.

Os responsáveis do Benfica decidiram colocar o novo dispositivo de segurança no setor agora escolhido para acolher os adeptos visitantes, num dos pisos superiores e não nas bancadas mais próximas do relvado como até aqui, facto que causou algum mal-estar entre os sportinguistas, designadamente os seus dirigentes, que já admitiram assistir ao encontro entre os sócios e adeptos do clube de Alvalade.

«Os dirigentes do Sporting, se entenderem acompanhar as claques, no interior da ‘caixa de segurança’, serão adeptos. Não há adeptos de primeira, segunda e terceira. Se integrarem a ‘caixa’, com certeza que sim (serão revistados)», adiantou o responsável pelo policiamento do jogo da 11.ª jornada da Liga portuguesa.

Segundo a PSP, o novo sítio destinado a adeptos visitantes no recinto “encarnado”, os painéis laterais de acrílico e as redes frontais «auxiliam, porque neste local poderá haver melhor gestão na entrada e saída, devido à localização das portas de acesso», esperando-se «3.500 sportinguistas» no Estádio da Luz.

O encontro Benfica-Sporting, relativo à 11.ª jornada da Liga, está marcado para as 20h15, no estádio da Luz, e será dirigido pelo lisboeta João Capela.