Os arquirrivais Benfica e Sporting discutem este sábado a liderança da Liga portuguesa de futebol, num "escaldante” dérbi  lisboeta, bem diferente dos travados nos últimos anos.

Benfica e Sporting estão a um escasso ponto no topo da classificação, com vantagem para os anfitriões "encarnados", e o encontro da Luz até pode servir os interesses do FC Porto, que divide o comando com os benfiquistas.

Os campeões nacionais recebem o Sporting de Braga no domingo e uma conjugação positiva pode deixar os “dragões” isolados no topo da Liga, fazendo esquecer os recentes maus resultados nas outras competições (Taça de Portugal e Liga dos Campeões).

Após as três primeiras jornadas, durante as quais averbou dois empates e uma derrota, poucos ousariam prever a “ressurreição” do Sporting, capaz mesmo de sonhar com a liderança à passagem da 11.ª jornada.

O Benfica também chega moralizado ao dérbi pelo empate em casa do Manchester United (2-2), que deixou os “encarnados” com o apuramento garantido para a fase seguinte e a hipótese de vencer o Grupo C.

A grande incógnita nos homens da Luz é a provável ausência do defesa central e capitão Luisão, tocado e substituído no encontro da “Champions” com os “red devils”. O jovem Miguel Vítor é apontado como a hipótese óbvia para formar a dupla no eixo da defesa com Garay.

O outro jogo de hoje será disputado na Madeira, o dérbi regional entre o Nacional e o Marítimo, 12.º e quarto classificados da Liga, agendado para as 17h00 no estádio da Choupana.

A ronda iniciou-se na sexta-feira, com a vitória 1-0 do Beira-Mar em Coimbra sobre a Académica.