O SL Benfica reagiu esta segunda-feira, em comunicado, às críticas do Sporting em relação à segurança e receção dos seus adeptos no Estádio da Luz no passado sábado.

Num extenso comunicado intitulado «A boa e a má informação», o clube da Luz explicou e refutou vários argumentos do Sporting nas críticas dirigidas ao SL Benfica na organização e segurança dos adeptos leoninos no jogo da 11.ª jornada.

Logo após o desfecho do dérbi da 11.ª jornada, que terminou com a vitória do SL Benfica por 1-0, o Sporting criticou as condições proporcionadas aos seus adeptos na visita ao Estádio da Luz. Um dos tópicos de crítica do Sporting assentou na escassez de Assistentes de Recintos Desportivos à entrada dos adeptos leoninos, o que provocou uma entrada tardia e tensões no estádio.

No comunicado, o SL Benfica explica que o número de ARD’S utilizado no sábado foi igual ao de anos anteriores e que a demora na entrada do Estádio da Luz se deveu a um atraso de 35 minutos da “caixa” de adeptos do Sporting que viajou de Alvalade para a Luz. No mesmo tópico, o clube encarnado assegurou que «as casas de banho e bares na zona da equipa visitante estiveram sempre disponíveis».

Sobre a falta de visibilidade dos adeptos do Sporting no sector de segurança, o SL Benfica relembra que a estrutura foi aprovada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional e que afirmar o contrário «é chamar incompetentes aos profissionais da Liga».

O SL Benfica criticou ainda as declarações do vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristovão, acusando-o de «faltar à verdade» e de induzir «o seu e a sua massa associativa em erro».

«No dia 17 de Novembro, o Engº Carlos Miguel, diretor de segurança do Sporting Clube de Portugal, a convite do Sport Lisboa e Benfica, visitou a “caixa” de segurança e as condições existentes no local, não tendo colocado nem durante a visita, nem após a mesma, qualquer reserva em relação a tudo quanto atempadamente visitou.

No dia 26 de Novembro (dia do jogo) o senhor Eurico Gomes (Secretário Técnico do SCP) visitou a bancada 2h30 antes do início do jogo, acompanhado pelo Diretor de Segurança do SLB, pelo Delegado da Liga e respetivo Supervisor (Sr. Manuel Aranha). Não teceu qualquer comentário crítico quanto às condições apresentadas.»

O SL Benfica criticou ainda a postura dos dirigentes do Sporting, considerando que nada fizeram para apaziguar os ânimos dos adeptos leoninos na fase mais crítica após o jogo. O SL Benfica terminou o comunicado garantindo que não confunde «a Instituição e a massa associativa do Sporting Clube de Portugal com os marginais que levaram por diante as acções que são conhecidas e cujas graves consequências ainda estão por apurar».