O médio Djamal disse hoje que o Sporting de Braga pode em breve ultrapassar o Sporting na tabela classificativa e ascender ao terceiro lugar da Liga de futebol.

O médio líbio vai falhar vários jogos dos minhotos devido à sua participação na Taça das Nações Africanas (CAN) - deixa Braga a 4 de janeiro e a competição decorre entre 21 de janeiro e 12 de fevereiro no Gabão e na Guiné Equatorial -, mas diz confiar nos companheiros e acredita ser possível melhorar a atual quarta posição.

«O Braga está no quarto lugar, mas tem o objetivo de chegar mais à frente e acho que vai conseguir, tem bons jogadores, está confiante e a jogar bem. O Sporting não está muito longe, está a dois pontos e, no futebol, isso não é grande coisa. Sim, é possível ultrapassá-los», afirmou.

O médio, de 28 anos, disse ainda que a equipa não vai sentir a sua falta e elegeu Custódio como seu sucessor natural.

«O Custódio é muito bom jogador e vai fazer um muito bom trabalho, tenho confiança nele, para mim até é melhor jogador do que eu», disse no final da entrega de prémios de um torneio juvenil de Natal de futsal, em Lamaçães, Braga.

Sobre o jogo com o Nacional, terça-feira, na Madeira, a contar para a Taça da Liga, notou que «todos os jogos são complicados», mas lembrou que o Sporting de Braga já venceu os insulares para o campeonato (2-0, em casa), frisando que a equipa «tem todas as condições para ir ganhar lá» e a «ambição» do grupo em vencer a competição.

Sobre a participação no CAN 2012, disse que a Líbia «pode passar a fase de grupos» e salientou que «há muito entusiasmo» em torno da seleção depois da guerra civil por que o país atravessou recentemente.

Também presente na cerimónia, Rivera disse já estar mais adaptado às diferenças entre o futebol mexicano e o português e espera estrear-se a jogar na segunda volta do campeonato.

«Aqui é muito mais rápido, não te deixam pensar, lá quando recebes a bola tens duas ou três opções, aqui tens logo dois ou três adversários em cima, tens que pensar rápido, mas na segunda volta espero ser mais utilizado, começar a jogar, somar minutos e acrescentar algo à equipa», afirmou.

Apesar de jogar pouco, vir para a Europa e para Braga, clube pelo qual assinou por cinco temporadas, «foi a aposta correta», considerou o internacional sub-20 mexicano que no seu país natal se notabilizou a jogar como um "10", mas que também pode jogar como extremo esquerdo, posição onde tem sido trabalhado por Leonardo Jardim, revelou.

«Ficar lá teria sido mais cómodo, sabia que vir para cá não seria fácil, mas tenho trabalhado, e não me dou por vencido. Tenho aprendido muito com os meus companheiros, principalmente com os jogadores mais experientes como o Nuno [Gomes] e o Quim», disse o jovem jogador de 20 anos.