O ex-futebolista internacional português Eusébio, internado desde 19 de dezembro com pneumonia bilateral, receberá alta «provavelmente no sábado», estando descartada a possibilidade de sair na sexta-feira, informou hoje o Hospital da Luz, em comunicado.

«Mantém-se em avaliação e ainda em aberto, a possibilidade de o Sr. Eusébio da Silva Ferreira receber alta médica no final da semana, provavelmente no sábado, estando descartada a alta médica na próxima sexta-feira, dia 30», indica a nota emitida pelo hospital lisboeta.

Eusébio permanece num «quarto de internamento (...) estando praticamente recuperado», mas, de acordo com o diretor clínico adjunto, João Sá, «foi decidido manter, nas próximas 24 horas, a monitorização do ritmo cardíaco».

«Deve esclarecer-se que é frequente este tipo de monitorização, útil para registar eventuais arritmias cardíacas, difíceis de identificar num exame de ECG (realizado num período de tempo menor)», esclarece a nota.

Eusébio, que completa 70 anos em 25 de janeiro, deu entrada no Hospital da Luz a 19 de dezembro com um quadro de pneumonia bilateral, sendo dois dias depois transferido para os cuidados intensivos, onde permaneceu até sábado, quando passou para os cuidados intermédios.

O “Pantera Negra”, antiga glória do Benfica e da seleção portuguesa, já tinha sido internado em 2007 naquela unidade para se sujeitar a uma operação à artéria carótida esquerda, para prevenir um eventual Acidente Vascular Cerebral (AVC).