A União de Leiria, da Liga principal, lidera o "ranking" dos clubes mais castigados com multas durante os primeiros cinco meses da época futebolística portuguesa, muito por culpa de elevadas penas ainda relativas à época anterior.

Após 13 jornadas da Liga principal, 12 da Liga de Honra e um jogo antecipado da terceira jornada da Taça da Liga, a União de Leiria surge destaca no primeiro lugar do "ranking", com 20.250 euros, sendo 14.350 relativos à época 2010/11, por irregularidades nas fichas de nove jogos.

Em causa estão os desafios da última edição da Liga União Leiria-Benfica, Rio Ave-União de Leiria, Académica de Coimbra-União de Leiria, União de Leiria-FC Porto, Sporting-União de Leiria, União de Leiria-Marítimo, Sporting de Braga-União de Leiria, União de Leiria-Naval 1.º de Maio e Benfica-União de Leiria.

No sítio oficial da LPFP na Internet, o nome constante na ficha de jogo como técnico principal da equipa do Lis é o de Armando Santiago, quando o treinador era Pedro Caixinha, entretanto dispensado no decorrer da atual temporada.

Apesar de constar na ficha de jogo como técnico principal, o entretanto falecido Armando Santiago, mais conhecido por "Velhinha", nunca se chegou a sentar no banco da equipa.

Atrás dos leirienses surge o Sporting, com 17.575 euros, sendo que "só" 11.800 dizem respeito a penas aplicadas ao clube, por reincidência, ao abrigo do artigo 151 do Regulamento Disciplinar, que diz respeito aos comportamentos indevidos do público (insultos, arremesso de objetos para o relvado e danos patrimoniais).

De resto, o clube de Alvalade foi o único a ser sancionado em todas as 13 jornadas da Liga já disputadas, sempre pelo mesmo motivo.

FC Porto (12.925 euros) e Benfica (10.875) surgem atrás do Sporting, com os seus valores a serem igualmente inflacionados pelo mau comportamento dos adeptos, embora no caso dos "encarnados" tenha sido ainda aplicada uma pena de 2.000 euros relativa à temporada transata.

Já o Gil Vicente, esta época de regresso ao escalão principal, é o clube menos castigado da primeira Liga (3.100 euros).

Por outro lado, o Estoril-Praia (5.262,50 euros) é o emblema da Liga de Honra que mais contribuiu, até ao momento, para os cofres da LPFP e da FPF, à semelhança do que sucedeu na época anterior, ficando mesmo à frente dos primodivisionários Sporting de Braga, Beira-Mar, Feirense, Rio Ave, Nacional e Gil Vicente.

A "lanterna vermelha" do "ranking" de multas está na posse do Portimonense, da Liga de Honra, que soma 1.825 euros pagos.