O plantel principal do Peñarol, do Uruguai, iniciou hoje a pré-temporada com a inclusão do futebolista Luís Aguiar, que tem contrato suspenso com o Sporting, de onde saiu em litígio com o departamento médico do clube.

O jogador, já recuperado de uma lesão que o forçou a vários meses de inatividade, conseguiu alcançar o seu objetivo de representar o Peñarol, a despeito da situação de litígio que o opõe ao Sporting, depois de se ter ausentado para o Uruguai sem autorização do clube leonino.

Na origem desse litígio esteve o facto do jogador uruguaio ter acusado, logo após a sua aquisição, problemas de pubalgia que o impediram de treinar sem condicionalismos e que culminaram com uma intervenção cirúrgica levada a efeito pelo médico Eduardo Barroso, presidente da Assembleia-Geral do Sporting.

No entanto, Luís Aguiar viria, mais tarde, a acusar Eduardo Barroso de negligência médica, por tê-lo «operado a algo que não tinha», o que levou o médico a acusá-lo de «arranjar um pretexto» para rescindir contrato com o Sporting e regressar ao Uruguai.

Eduardo Barroso alegou, na altura, tê-lo «operado à pubalgia do lado direito» e que foi o próprio Luís Aguiar que «recusou ser operado também à esquerda».

Na sequência desta situação litigiosa, o Sporting e o jogador acordaram em suspender o contrato até 30 de junho de 2012.