O Rio Ave, emblema da Liga de futebol, vai apadrinhar a criação de equipa amadora de jogadores chineses radicados em Portugal, oferecendo, para o efeito, as suas instalações e um treinador para orientar a formação.

A medida está integrada num protocolo de cooperação entre o clube vila-condense e a Liga de Chineses em Portugal, rubricado entre os dirigentes das duas instituições, na gala do novo ano chinês, realizada na quinta-feira, na Póvoa de Varzim. 

O acordo prevê que o Rio Ave forneça um local para que a equipa formada por jogadores chineses, residentes na região, possa treinar e jogar, disponibilizando também um treinador que irá orientar os atletas amadores, tendo em vista a participação da equipa num campeonato de comunidades estrangeiras radicadas em Portugal.

Em contrapartida, a Liga dos Chineses em Portugal, irá ajudar a promover o clube junto da comunidade chinesa, nomeadamente entre o tecido empresarial local, divulgando ainda outras iniciativas promovidas pelo Rio Ave.

Haverá também uma promoção dos escalões de formação do Rio Ave junto dos descendentes chineses, já nascidos em Portugal, de forma a potenciar a integração destes jovens na comunidade local.