Na reunião da direção da Federação Portuguesa de Futebol, que se realiza esta tarde/noite, foi já aprovada por unanimidade a proposta apresentada pelo órgão que tutela o futebol português de ser este a pagar a dívida que os clubes contraíram ao Estado, no âmbito do Totonégocio. A aprovação deu-se por unanimidade.

O “Totonegócio” resulta de um acordo para o pagamento de dívidas fiscais anteriores a 1996, segundo o qual os clubes abdicavam dos 50 por cento das receitas do Totobola a que tinham direito, que reverteram para o Estado sob a forma de dação em pagamento.

Da dívida inicial de 54 milhões de euros, os clubes pagaram 21 milhões, através da cativação das receitas do Totobola e dos jogos sociais, ficando a faltar 33 milhões – destes, houve uma execução de 20 milhões em 2005, que ainda está por resolver nos tribunais, e outra de 13 milhões em maio de 2011.

Para a reunião de hoje estavam convocadas todas as associações distritais e regionais de futebol, a LPFP, as estruturas representativas de jogadores (SJPF), árbitros (APAF), treinadores (ANTF), enfermeiros e massagistas (ANDAF), médicos (AMEF) e dirigentes (ANDIF).