Marc Janko reagiu às recentes críticas de que foi alvo, por se ter mostrado satisfeito com a derrota do Benfica no dérbi com o Sporting e por ter feito comparações entre as pessoas do Norte e as do Sul.

Através do Facebook, o avançado austríaco do FC Porto deixou um comunicado em português, que pode aqui ler na íntegra:

«Caros Portugueses:

Nas últimas semanas o meu nome tem sido citado de forma negativa em vários títulos. Defendem que desrespeitei os portugueses e Portugal, por isso convém esclarecer a verdade sobre o tema.

1 – Sobre as declarações «norte, centro e sul»:

Vivo no Porto apenas há algumas semanas, portanto como podia ter um conhecimento tão profundo sobre os temas políticos do passado e do presente? Quando questionado sobre a rivalidade entre norte e sul e, em concreto, entre FC Porto e Benfica, limitei-me, à falta de termos precisos e específicos, a dar como exemplo algo que ouvira nas ruas. Nunca foi minha intenção desrespeitar as pessoas e o país que me acolheu para seguir a minha carreira no futebol.

2 – Sobre posts no Facebook e no Twitter:

Como jogador do FC Porto quero sempre ajudar o clube a atingir os seus objetivos. Como homem do desporto é também natural que esteja atento a todos os outros jogos, por isso é normal que registe com agrado o facto de os oponentes diretos não renderem como esperado. Isto não tem nada a ver com «fair play» ou respeito. De resto, respeito muito o jogo e os adversários, mas uma competição é sempre algo entre vencedores e vencidos. Quem não entender isto não sente o que é a verdadeira paixão do futebol.»