O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, classificou este domingo como «merecidíssimo» o 26.º título de campeonato nacional de futebol do clube, conquistado hoje matematicamente, a duas jornadas do fim.

«O último é sempre o mais especial e este foi merecidíssimo e conseguido com muito trabalho», disse o líder portista, em declarações ao Porto Canal, no varandim exterior do Estádio do Dragão, no Porto.

Pinto da Costa, que teve de se deslocar a pé desde casa, mostrou-se feliz pela “multidão” presente junto ao recinto dos portistas, que asseguraram hoje o cetro, face ao empate (2-2) cedido pelo Benfica no reduto do Rio Ave.

«Fico contente por esta multidão que está aqui. Todos foram muito importantes, nomeadamente as claques, que nos apoiaram muito, especialmente nos momentos difíceis», disse.

De acordo com o líder portista, o título explica-se pela forma como os jogadores encararam os grandes jogos: «Estes jogadores têm um grande caráter e nos grandes momentos não faltam. Nos momentos decisivos dizem presente, são jogadores à Porto».

«É um prazer e uma honra dirigir este clube, que tem tanta gente sempre disponível para proporcionar noites como esta aos portuenses», frisou Pinto da Costa, acrescentando: «Felizmente, temos vivido muitas ocasiões como esta».

No ano em que comemora 30 anos como presidente, ainda não está, porém, cansado destas celebrações: «Espero que haja mais, até porque as pessoas merecem».

«Esta é uma altura difícil para as pessoas e estão ai muitas pessoas com dificuldades, mas sei que vão viver felizes nos próximos dias. Elas merecem estas vitórias», disse.

Quanto ao treinador Vítor Pereira, negou qualquer atrito, dando «desprezo total» a esse tipo de notícias.

«Confiei na capacidade dele e no plantel que tinha, na disponibilidade, na categoria e na vontade dos jogadores, de todo o grupo», prosseguiu Pinto da Costa, após um abraço a Vítor Pereira, que deixou um «obrigado pela confiança».

O líder portista foi claro: «Quando confiamos uns nos outros, seguimos o nosso caminho e, obstinadamente, vamos conseguindo os nossos objetivos».

O campeonato está ganho, mas ainda não acabou: «O futebol é uma coisa muito séria. O FC Porto dá sempre o máximo. Há que respeitar os interesses dos outros. Não vamos jogar com a pressão de outros jogos, como na Madeira e Braga, mas com toda a seriedade».

«Quando se ganha, é ouro sobre azul, mas é mais importante saber encarar as derrotas, saber perder e respeitar os vencedores», rematou o líder do FC Porto.