O FC Porto venceu esta quarta-feira o Santa Clara, por 3-0, e conquistou a edição de 2012 do Troféu Pauleta, disputada no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

No primeiro jogo da época em casa, o Santa Clara saiu derrotado por três golos, um na primeira metade do encontro e dois na segunda, da autoria de Lucho González (39 minutos) e de Atsu (79) e Castro (90+3).

Uma grande penalidade assinalada a favor do FC Porto, aos 39 minutos, que originou muita contestação da equipa do Santa Clara e concretizada por Lucho, colocou a equipa de Vítor Pereira na frente.

Na primeira parte, o FC Porto foi mais forte, teve maios posse de bola, mas o Santa Clara também se aproximou algumas vezes da baliza adversária, sem no entanto criar situações de maior perigo numa altura em que a chuva marcou presença.

O FC Porto regressou do descanso com a mesma disposição atacante e com várias alterações na equipa, com as entradas de Kadu, Sereno, Castro, Kelvin, Kléber e Atsu para os lugares de Fabiano, Mangala, Lucho González, Fernando, James Rodriguéz e Jackson Martínez, que se estreou a titular.

Aos 61 minutos, o Santa Clara desperdiçou uma excelente jogada iniciada por Minhoca e Pipo, com a bola a cair nos pés de Platini, que não conseguiu igualar o marcador devido à intervenção do setor defensivo portista.

Numa altura em que o FC Porto estava mais criativo em campo, o segundo golo acabou por surgir aos 79 minutos, através de um cruzamento de Kelvin, com Atsu a marcar de pé esquerdo.

Diante de um dos “três grandes” do futebol português, o Santa Clara ainda sofreu mais um golo já em tempo suplementar com uma jogada de Atsu e Kelvin e que Castro só teve de concretizar.

O FC Porto venceu assim a terceira edição do Troféu Pauleta, um troféu entregue por André Bradford, secretário regional da presidência em substituição de Pauleta, já que o ex-internacional português esteve ausente do jogo devido a uma indisposição de última hora.