O FC Porto empatou, este sábado, a zero com o Olympique de Lyon no jogo de apresentação dos bicampeões nacionais, disputado no Estádio do Dragão. 
Os Dragões tiveram o seu jogo de apresentação aos sócios no Dragão e convidaram os franceses do Lyon para seus oponentes.
O treinador do FC Porto deixou algumas das peças fundamentais do habitual onze titular no banco de suplentes, como Moutinho, Alvaro, Varela, Rolando ou Kléber.
No ataque, as novidades foram o reforço colombiano Jackson Martínez e Atsu, que jogaram ao lado de James. No meio-campo, Vítor Pereira optou pelo trio Defour, Fernando e Lucho. Na defesa, Miguel Lopes jogou do lado direito e Mangala do esquerdo. No eixo, Otamendi e Maicon.
Do lado do Lyon, nota para Aly Cissokho, que regressou ao Estádio do Dragão, tendo sido oferecida uma camisola do FC Porto antes do apito inicial.
Os bicampeões nacionais começaram bem o desafio amigável, com muita dinâmica desde a defesa até ao ataque. Nota positiva para Atsu, que deu muitas dores de cabeça à defesa francesa.
Ao decorrer do tempo, a equipa azul e branca, que esta noite vestiu o equipamento alternativo na primeira parte, foi perdendo a consistência e as bolas começaram a perder-se, mas manteve a pressão ofensiva, isto sem conseguir marcar.
No segundo tempo, já com o equipamento principal e com Moutinho no lugar de Fernando, Lucho fez o Dragão gritar por golo mas a bola tinha tocado nas malhas laterais, após excelente iniciativa de Atsu pela esquerda.
Perante 43 mil espectadores, o FC Porto voltou ao ritmo inicial e James foi o espelho da vontade portista em marcar na festa de apresentação. No entanto, o FC Porto terminou o encontro sem ter conseguido marcar, mas mostrando bons indícios para a época 2012/2013.
Nos instantes finais da partida, Vítor Pereira aproveitou para dar minutos aos jogadores Fabiano, Castro, Kléber, Sereno, Varela, Djalma, Kelvin, Rolando e Iturbe. Alvaro Pereira e Kadú foram os únicos atletas que não alinharam esta noite.
Depois do jogo (e teste) de apresentação aos sócios e adeptos, Vítor Pereira terá uma semana para preparar o encontro do bicampeão FC Porto para a Supertaça, marcada para sábado às 20h45 no Estádio Municipal de Aveiro, contra a Académica de Coimbra, vencedora da Taça de Portugal.