O Benfica venceu este domingo o Nacional por 3-0, com um bis de Cardozo, e divide a liderança com o FC Porto.

Cardozo (50 e 88 minutos) e Rodrigo (56’) foram os autores dos golos encarnados, que já somam 10 golos em três encontros e tem o melhor ataque da prova.

Quem só visse o jogo na segunda parte, não diria que o primeiro tempo tinha sido ‘morno’, para não dizer quase parado. Muito se deveu ao bom posicionamento defensivo da equipa do Nacional, que nas últimas três visitas à Luz saiu goleado (6-1, 4-1 e 4-2).

Nos primeiros 45 minutos, ainda com Witsel a maior parte do tempo ‘a fazer’ de Javi Garcia, o Benfica só por uma vez criou perigo. Aos 12 minutos, Salvio, que esta noite esteve ‘endiabrado’, atirou à trave, depois de ter sido servido pelo calcanhar de Carlos Martins, que por sua vez viu a bola chegar-lhe por Enzo Perez, numa bela arrancada pela esquerda.

O Nacional não se limitou a ver jogar e aos 27’ Skolnik poderia ter feito melhor, já dentro da área, mas acabou por atirar por cima. Pouco depois aos 29’, Cardozo e Carlos Martins trocaram de posições, com o paraguaio a cruzar rasgado para a área, sem que no entanto o camisola 17 chegasse a tempo.

Antes do intervalo, Carlos Martins saiu, aparentemente lesionado, para dar lugar a Matic, o que permitiu a Witsel voltar à sua posição de construtor de jogo.

O intervalo fez bem aos encarnados e cinco minutos depois do apito, Cardozo abriu o marcador. Boa jogada de Maxi Pereira na direita, Vladan tentou parar a jogada e deixou a baliza sozinha. O latera uruguaio cruzou e encontrou a cabeça de Tacuara.

Seis minutos volvidos, de cabeça mais uma vez, foi Rodrigo a ampliar a vantagem. Salvio nunca perdeu a noção da bola, mesmo ‘encurralado’, conseguiu libertar-se e cruzar para o avançado encontrar a o fundo das redes.

Aos 65’, Enzo Perez poderia ter aumentado a contagem, com um remate forte a sair ligeiramente por cima da baliza de Vladan.

O Nacional nunca encontrou o melhor caminho para reduzir a diferença e só aos 84’ Mihleic tentou um chapéu a Artur, que se esticou e evitou o golo dos madeirenses.

Como quem não marca sofre, foi isso que sucedeu. Cardozo foi servido por Aimar à entrada da área, ainda pareceu hesitar no remate, mas lá se decidiu. Rematou rasteiro, mesmo ao cantinho e fez o 3-0.

Com este resultado, o Benfica volta a dividir a liderança com o FC Porto e o Nacional sai da Luz com o resultado mais ‘leve’ dos últimos anos.