A imprensa belga “online” destaca hoje a contratação, pelo Sporting, do treinador belga Franky Vercauteren, apontado, nos últimos dias, como o provável futuro técnico do Standard de Liège.

De acordo com o La Dernière Heure, Vercauteren era um dos favoritos a rumar a Liège, na sequência da demissão do treinador Ron Jans, mas o antigo internacional belga, de 55 anos, «preferiu abraçar o desafio lusitano».

Dando conta da «grave crise desportiva e também financeira» do Sporting, os órgãos de informação belga fazem, de resto, uma analogia entre a situação dos clubes de Alvalade e de Liège, já que o Standard também ficou sem treinador após um início de temporada dececionante, sendo, tal como os “leões”, 12.º classificado no campeonato, com apenas 13 pontos em 11 jornadas.

O lavenir.net, por seu turno, comenta que a notícia da ida de Vercauteren para o Sporting não será certamente bem acolhida pelos adeptos do Standard, já que, segundo uma sondagem feita recentemente pelo portal, o ex-treinador do Genk era, de forma destacada, o preferido para ocupar o lugar ainda sem dono em Liège (61,90 %).

O antigo internacional belga vai assinar contrato até final da época, com opção por mais uma. Sem clube desde 2011, Vercauteren regressa ao ativo para orientar uma equipa que estava sem treinador desde a saída Ricardo Sá Pinto, a 05 de outubro, e que tem vindo a ser comandada de forma interina por Oceano Cruz.

Sá Pinto deixou o Sporting após a derrota como o Videoton (3-0), na segunda jornada da Liga Europa, numa época em que os "leões" venceram apenas dois dos 11 jogos oficiais disputados.

O Sporting segue na 12.ª posição do campeonato nacional, com seis pontos em seis jogos (uma vitória, três empates e uma derrota), e foi eliminado na sua estreia da Taça de Portugal no domingo, perdendo na terceira ronda com o Moreirense (3-2), sob o comando de Oceano.