O treinador do Vitória de Guimarães admitiu hoje que as previsíveis ausências de quatro futebolistas por causa da Taça das Nações Africanas, no início de 2013, podem perturbar a equipa e que as soluções serão internas.

A competição africana realiza-se de 19 de janeiro a 10 de fevereiro de 2013, na África do Sul, mas os jogadores têm de se apresentar nas respetivas seleções com cerca de duas semanas de antecedência.

A equipa minhota pode, portanto, ficar sem o maliano N'Diaye, o ganês Addy, o marroquino El Adoua e o argelino Soudani, todos eles titulares, durante cerca de um mês e, para Rui Vitória, isso «pode perturbar uma equipa que se quer estável».

«Ainda não definimos isso [substitutos], mas vamos olhar para dentro para arranjar as melhores soluções porque temos jovens de qualidade. Gostaria de ter jogadores feitos, ‘produtos' acabados, no Vitória ainda não é possível, mas quando estiverem prontos vão ser belíssimos ‘produtos'», afirmou.

O treinador falava na conferência de imprensa de antevisão da partida de sábado, diante do Nacional, da nona jornada da I Liga de futebol.

A equipa madeirense, treinada pelo vimaranense Manuel Machado, antigo treinador dos vitorianos, é última classificada, mas Rui Vitória considera que o Nacional «tem mais qualidade do que a classificação diz».

«Temos consciência de que vai ser um jogo tremendamente difícil porque o adversário tem qualidade, vai ser um jogo de pormenores, mas estamos preparados para as dificuldades. Neste campeonato há um equilíbrio muito grande, com exceção de duas ou três equipas», notou.

O Vitória de Guimarães vem de uma derrota no Estádio da Luz com o Benfica, por 3-0, que interrompeu um ciclo vitorioso dos minhotos, mas o treinador garante «motivação enorme» para enfrentar os insulares.

O treinador desvalorizou ainda o facto de Manuel Machado ter um conhecimento profundo do Vitória, por já ter orientado a equipa em mais do que uma ocasião.

«Vale o que vale, pode ter conhecimento de pormenores, mas hoje em dia, com tanta informação, há um conhecimento muito grande de ambas as partes, pelo menos há essa obrigação», afirmou.

Rui Vitória voltou a realça a necessidade de a equipa «somar o maior número de pontos o mais rápido possível», notando que «este é um ano muito difícil» dadas «as dificuldades que o clube tem».

O plantel às ordens de Rui Vitória volta a treinar na sexta-feira e no final será divulgada a lista de convocados par ao encontro.