O treinador Manuel José acredita que o Sporting poder descer de divisão não é um cenário assim tão irrealista e dá exemplos de clubes da América do Sul.

«O River Plate é o clube com mais títulos na Argentina e desceu de divisão. O Palmeiras desceu de divisão, o que aconteceu ao Milan e ao Inter, por outras razões... um grande clube acaba por se renovar. Na posição em que o Sporting está, isso pode acontecer. Não se pode dizer que é impensável o Sporting descer de divisão. O público tem de perceber que, este ano, o clube não tem a mínima possibilidade de ser campeão e hipóteses reduzidas de chegar à Liga dos Campeões», disse Manuel José, em entrevista à Antena 1.

Manuel José, que em tempos treinou os leões, não se coibiu de criticar o 'vai e vem' de treinadores em Alvalade e que há, por isso, «um desgaste tremendo no clube».

«Não ponho em causa as capacidades de Vercauteren, mas penso que o Sporting merecia uma pessoa com mais experiência e maior conhecimento do futebol português. Substituíram treinador atrás de treinador... Domingos era um projeto de futuro e já mostrou que tem qualidade. Mas, aos mínimos resultados, os dirigentes não aguentam e o mais fácil é mudar de treinador. Depois foi o Sá Pinto, que é uma figura incontornável do clube, que tem uma relação muito forte com os adeptos. Foi tudo um pouco para segurar o presidente. Agora veio este, amanhã virá outro», sublinhou. «Querem promover jogadores como faz o Benfica e FC Porto quando não têm uma base segura. O investimento que tinham de fazer era em jogadores mais experientes para ganhar o campeonato», concluiu.

Manuel José foi técnico do Sporting em 1985/86, 1986/87, 1988/89 e 1989/90 e está neste momento à frente dos iranianos do Persepolis Tehran.