As trocas entre Sporting e FC Porto aconteceram por diversas vezes nos últimos anos. O capítulo mais recente desta história deu-se com a ida de Izmailov para o Dragão por troca com Miguel Lopes.

A troca de Clayton por Ricardo Fernandes 

Mas em 2003 foram Clayton e Ricardo Fernandes os jogadores que estiveram no centro de mais uma jogada de bastidores entre os dois grandes.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Clayton recuou dez anos e falou sobre esse momento. O brasileiro diz que se pudesse mudar o passado, não teria ido para o Sporting até porque perdeu a oportunidade de vencer a Liga dos Campeões com o FC Porto.

«Às vezes dou por mim a analisar o passado e hoje não teria mudado do Porto para o Sporting. Mas isso já não conta. Nem preciso de explicar porquê. Fui campeão da UEFA e depois deixei de vencer uma Liga dos Campeões. Isso diz tudo. Acabei por não jogar mais no Sporting do que jogava no Porto. Mas são coisas do futebol. Não tenho que culpar ninguém.», disse o brasileiro, que acabou a carreira em 2012 no Serrano, clube da cidade de Vitória da Conquista, Brasil.

Clayton lembra como se processou o negócio, até porque José Mourinho – treinador do FC Porto na altura – contava com ele.

«Eu não tinha tido uma época boa no Porto e o Ricardo Fernandes também não estava a jogar no Sporting. Naquela altura o Mourinho disse-me: “ Você faz parte do meu plantel e só vai se quiser”. E eu acabei por ir...e depois deixei de ser campeão europeu».

Clayton diz prontamente que está a par da ida de Izmailov para o FC Porto e de Miguel Lopes para o Sporting. A internet é a sua melhor amiga para o manter perto do futebol português.

«Espero que esta mudança seja benéfica para os dois clubes porque, mais uma vez, é do interesse dos dois».

A tristeza de ver o Sporting no presente 

O brasileiro esteve apenas um ano em Alvalade, mas nem por isso deixou de criar uma empatia com o clube e com os adeptos. Lá longe, numa pequena cidade do Estado da Bahía, no Brasil, o ex-jogador diz estar preocupado com o Sporting e, principalmente com os adeptos.

«Eu fico triste de ver o Sporting como está hoje em dia, um clube com a tradição que tem. A tristeza maior que eu vejo é para os adeptos que são fervorosos. Naqueles jogos em casa, eles faziam a diferença. Os adeptos do Sporting são aqueles que mais faziam a diferença nos jogos em casa em Portugal», disse consternado.

Mais do que o presente, Clayton diz que o que o preocupa é o futuro.

«Claro que compromete o futuro do clube. O futebol vive intensamente de resultados e, estando o clube nesta posição com os valores que se gastou com o plantel, vai acabar por comprometer o futuro. É uma situação muito delicada. O Sporting está numa situação que ninguém imaginava».

Tristezas à parte, o brasileiro deixou prometida ao SAPO Desporto uma viagem a Portugal a meio deste ano. Até porque no nosso país, o jogador deixou uma «história longa, amigos, e uma casa».