Olhando os números dos últimos clássicos entre Benfica e FC Porto, no Estádio da Luz, estes são mais animadores para os portistas.

Nos últimos cinco anos, os portistas saíram do Estádio da Luz vencedores por três vezes, empataram numa ocasião e perderam noutra, com a curiosidade de que quando os encarnados venceram foram campeões, na época 2009/2010.

É preciso então recuar três anos para encontrar a última vitória encarnado no clássico da Luz. Na primeira época de Jorge Jesus ao serviço do Benfica, um golo de Saviola resolveu o encontro num jogo chuvoso na Luz. El Conejo ofereceu ao Benfica uma vitória que há muito fugia e, curiosamente, o jogo foi à 14.ª jornada, como o do próximo domingo.

Em 2008/2009 o FC Porto também não venceu na Luz e conseguiu o único empate dos últimos cinco anos, vindo depois a amealhar mais um campeonato. Em 2007/2008, 2010/2011 e 2011/2012 o FC Porto conquistou três pontos na deslocação à Luz e o campeonato acabou mesmo por ir para o Dragão.

Coincidência ou não, olhando as últimas épocas, ganhar, ou pelo menos não perder, na Luz tem significado festa do título para os portistas. Ao invés, na última que saboreou uma vitória caseira frente ao FC Porto, o Benfica foi campeão. No domingo se saberá qual o desfecho do clássico e se no final da época a tradição continua a imperar.

Veja a última vitória do Benfica sobre o FC  Porto no Estádio da Luz.