Cinco jogadores do Benfica vão ser alvo de processo disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na sequência de alegada utilização irregular no jogo contra da Académica, da terceira fase da Taça da Liga.

Segundo o Benfica, trata-se de uma denúncia anónima que conduziu à abertura, de forma injustificada, dos processos disciplinares a Sálvio, Ola John, Rodrigo, Pablo Aimar e Jardel, conforme consta no comunicado de hoje da secção profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que está em causa a utilização dos jogadores em encontros disputados em menos de 72 horas organizados pela LPFP. O primeiro no terreno do Estoril-Praia (vitória 3-1), em jogo da 13.ª jornada da I Liga disputado em 06 de janeiro de 2013, às 20:15, e a receção à Académica, para a Taça da Liga (vitória por 3-2), jogada a partir das 19:45 de 09 de janeiro de 2013.

De acordo com a alínea A do ponto 7 do artigo 23.º do Regulamento de Competições da LPFP, “salvo acordo escrito entre os clubes contendores, qualquer jogo oficial de competição nacional deverá respeitar um intervalo entre jogos de 72 horas, calculado entre o final do primeiro jogo e o início do segundo jogo da competição nacional”.

Situação similar, mas com contornos distintos, porque está em causa a utilização por equipas diferentes, aconteceu com o colombiano Santiago Arias, na visita do Sporting B ao Santa Clara, e com Gonçalo Abreu, do Marítimo B, na deslocação ao recinto do Trofense, em jogos da II Liga após jogos pelas equipas principais.

Benfica, Sporting B e Marítimo B também vão ter processos disciplinares.

Entretanto o Conselho de Disciplina sancionou com um jogo de suspensão quatro jogadores da Liga e 17 da II Liga, não havendo ninguém com castigo mais grave. Nenhum dos "grandes" teve jogadores suspensos, nesta ronda.

Lista de castigos:
Liga
- 1 jogo:
Edinho (Académica).
João Vilela (Gil Vicente).
Manuel da Costa (Nacional).
Tarantini (Rio Ave).

II Liga
- 1 jogo:
Rui Faria (Aves).
Vasco (Aves).
Vasco Matos (Aves).
João Meira (Belenenses).
Pires (Feirense).
Uillian Correia (Feirense).
Sequeira (Leixões).
Banjai (Oliveirense).
Capela (Oliveirense).
Diego (Oliveirense).
Paulo Roberto (Penafiel).
Ivo Nicolau (Portimonense).
Márcio Ramos (Portimonense).
Quinaz (Portimonense).
Mauro (Sporting Braga B).
Diogo Fonseca (Tondela).
Avalos (União da Madeira).