O Benfica tem teoricamente o jogo mais difícil na 18.ª jornada da I Liga de futebol, com a visita ao Nacional (18h00), num dia em que FC Porto e Sporting também entram em ação.

Na Choupana, as águias” enfrentam um “exame” à liderança repartida com os “dragões”, num campo nem sempre fácil e no qual Jorge Jesus viu a equipa perder um jogo (2010/11) e vencer dois para a Liga desde que é treinador “encarnado”.

Uma boa notícia para a equipa deverá ser o regresso do melhor marcador, o paraguaio Cardozo, recuperado de lesão e que falhou os jogos com Sporting de Braga e Vitória de Setúbal, para o campeonato, e Paços de Ferreira, para a Taça.

De volta estará também o sérvio Matic, fundamental no meio-campo dos “encarnados” e que cumpriu castigo na última ronda, enquanto Enzo Pérez poderá ser baixa, por lesão.

Para o Benfica é fundamental trazer o triunfo, na luta taco-a-taco com o FC Porto pelo título – as duas equipas lideram com 45 pontos -, numa jornada em que os “dragões” não deverão ter dificuldades na receção ao Olhanense (20h15).

As últimas jornadas têm mostrado o melhor da equipa de Vítor Pereira, com goleadas em casa ao Gil Vicente (5-0) e fora ao Vitória Guimarães (4-0), que permitiram à equipa, pela diferença de golos, assumir a liderança da prova.

No Dragão, com o Olhanense (13.º), estão reunidos todos os ingredientes para o campeão português poder voltar a mostrar veia goleadora, perante um adversário em fuga aos lugares de descida e que não vence há quatro jornadas.

No mesmo dia, o Sporting (nono classificado) – que anunciou esta semana eleições antecipadas para 23 de março - joga em plena tarde (16h00) no Estádio José Alvalade, ao receber o Marítimo (10.º).

Os “leões” tiveram melhorias com a entrada de Jesualdo Ferreira, mas, na última jornada, voltaram às derrotas, ao perder fora com a sensação Rio Ave, e é já uma incógnita saber o que a equipa consegue fazer, numa época em que luta apenas por um lugar na Liga Europa.

A 18.ª jornada, repleta de jogos no domingo de carnaval, abre na sexta-feira com a receção do Estoril (oitavo) ao Guimarães (sexto) e fica concluída na segunda-feira, num jogo de grande importância para o terceiro lugar, o último de acesso à Liga dos Campeões (pré-eliminatória), com o Paços de Ferreira, que subiu na última semana ao terceiro lugar, a visitar o Sporting de Braga (quarto), equipas que estão separadas por apenas um ponto.