O Marítimo venceu esta tarde de domingo o Sporting por 1-0, em Alvalade, e adensou ainda mais a crise leonina. Depois de uma semana em que o presidente Godinho Lopes apresentou a demissão, precipitando o emblema do leão para eleições antecipadas, a equipa de futebol afunda-se na tabela e está já a nove pontos dos lugares europeus.

Os leões entraram mais fortes no encontro de Alvalade e nos primeiros minutos apoderaram-se da posse de bola e controlaram o ritmo. No entanto, no primeiro lance em que o Marítimo espreitou o ataque conseguiu criar perigo e desde logo ficaram a nu as fragilidades da equipa verde e branca.

Rui Patrício respondeu ao primeiro lance de perigo insular com uma grande defesa, mas nada pode fazer ao minuto 18: Sami ludibriou Miguel Lopes no flanco esquerdo e meteu com régua e esquadro na cabeça de Suk, que com um cabeceamento exemplar bateu Patrício para o 1-0.

O Sporting, que antes chegou a estar perto do golo por Wolfswinkel, intranquilizou-se e o Marítimo inverteu a tendência de jogo. Pressionando os leões, os madeirenses impediam o adversário de sair para o ataque e por mais do que uma vez voltaram a testar os reflexos de Rui Patrício, aproveitando as facilidades oferecidas pelo meio campo dos leões.

O sporting entrou diferente na segunda parte. Já com Carrillo, a equipa de Jesualdo Ferreira revelou-se mais pressionante e Wolfswinkel, Labyad e Joãozinho provocaram alguns calafrios a Salin.

O Sporting não conseguiu o golo na sua melhor fase e o Marítimo voltou a reequilibrar a partida e a criar perigo junto da baliza leonina. Num dos lances mais perigosos do segundo tempo, David Simão surgiu na meia-lua completamente desmarcado, enganou Xandão, mas o remate acabou por sair pouco ao lado do poste de Rui Patrício.

O Sporting desesperava pelo golo e claramente desequilibrado em campo ansiava por um lance milagroso. Jesualdo corrigia a partir do banco, mas o onze leonino parecia desnorteado em campo tal era a anarquia posicional.

Até final o Marítimo aguentou a vantagem e Salin brilhou quando foi chamado. Os leões acumularam mesmo mais uma derrota na liga portuguesa. A equipa de Jesualdo Ferreira soma os mesmos 19 pontos que tinha à partida para esta ronda e pode ficar a nove dos lugares que dão acesso às competições europeias.