Rio Ave e Sporting de Braga não conseguiram hoje ir além de um empate (1-1), em partida da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com os golos, ainda na primeira parte, de Hassan e Alan.

Num desafio em que estava em jogo o quarto lugar do campeonato, os minhotos conseguiram impedir que o Rio Ave os ultrapassasse, dobrando esta jornada a segurar a posição, mas não conseguindo inverter uma série de quatro jogos consecutivos sem vencer.

A equipa da casa, que se mantém nos lugares de acesso às competições europeias, teve uma entrada fulgurante no encontro, e logo aos três minutos inaugurou o marcador, aproveitando alguma apatia inicial dos minhotos.

Jogada rápida do estreante André Costa, que cruzou para área, onde Hassan, com alguma insistência, conseguiu empurrar para baliza do desamparado Quim.

Com a madrugadora desvantagem, o Sporting de Braga despertou e foi, paulatinamente, assumindo o controlo do desafio, mas sem conseguir esboçar jogadas coerentes no ataque, permitindo ao último reduto dos locais pôr cobro às iniciativas contrárias.

Só perto da meia-hora, a equipa de José Peseiro criou os primeiros lances dignos de registo, numa altura em que o Rio Ave se encolhia, em demasia, oferecendo espaço ao adversário.

Éder foi o denominador comum nas mais incisivas ofensivas bracarenses nesta etapa inicial. Primeiro com um cabeceamento perigoso, ao lado, e, depois, a falhar com a baliza à mercê, após ultrapassar o guarda-redes Oblak.

O Rio Ave, nesta fase, estava maniatado pela pressão contrária, tendo praticamente abdicado de explorar o contra-ataque para se concentrar a defender a magra vantagem.

Tarefa gorada, já em período de descontos, quando Wires derrubou Mossoró na área vila-condenses, não deixando dúvidas ao árbitro João Ferreira que apontou o castigo máximo. Na marcação, Alan não desperdiçou e fixou o 1-1 com que se chegou ao intervalo.

O regresso do descanso voltou a revelar um Sporting de Braga mais afoito na procura do golo, perante um Rio Ave que, tal como tinha acabado o primeiro tempo, não conseguia afastar a pressão e responder em contra-ataque.

Custódio, aos 56 minutos, com um remate de longe, obrigou Oblak a defesa apertada, no lance que desencadeou uma ténue reação no Rio Ave, mas com claras pechas na altura da finalização.

Apesar de tudo, os minhotos não largavam o controlo do desafio, chegando inúmeras vezes à área dos vila-condenses, mas não conseguindo a inspiração decisiva na altura do remate, algo que se manteve até ao final do jogo, que já não contou com a presença do avançado do Rio Ave Hassan, expulso, aos 88 minutos, por alegada falta sobre Sasso.