O Benfica tem domingo mais um teste à sua até agora incontestável liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber na Luz o rival Sporting, um dia depois de o FC Porto jogar no reduto do Moreirense.
Com apenas cinco jornadas para o fim, o “onze” de Jorge Jesus sabe que, aconteça o que acontecer, continuará isolado na frente após o dérbi da 26.ª ronda, face aos atuais quatro pontos de vantagem, mas os “dragões” podem voltar a depender de si próprios, pois ainda há um FC Porto-Benfica, na 29.ª e penúltima.
As atenções centram-se, assim, na Luz, onde a formação da casa aparece como clara favorita: é líder invicta do campeonato, segue com sete vitórias consecutivas e moralizada pelos apuramentos para as meias-finais da Liga Europa e a final da Taça de Portugal.
Sem um único desaire em provas nacionais – só perdeu com o FC Barcelona, em casa, e no reduto do Spartak Moscovo, para a Liga dos Campeões -, o Benfica ostenta ainda vitórias nas últimas quatro receções aos “leões” para a I Liga.
Na presente temporada, os “encarnados” já venceram por 3-1 em Alvalade, depois de terem estado em desvantagem, sendo que, não perdendo, completam um campeonato inteiro sem desaires – o último aconteceu a época passada, em Alvalade (0-1, à 26.ª ronda).
O Benfica, que só cedeu quatro empates (todos a dois, com Sporting de Braga e FC Porto, em casa, e Académica e Nacional, fora), tem mais do dobro dos pontos (67 contra 33) dos “leões”, que estão, porém, na sua melhor fase da temporada.
Na sétima posição, a formação “leonina” venceu os derradeiros três jogos e já não perde desde a 20.ª ronda (1-3 no Estoril), sendo que, na 21.ª, “empatou” (0-0) em casa os “dragões”.
Apesar da desvantagem para os “encarnados” e de também já estar fora da corrida à “Champions” (segue a 13 pontos do terceiro posto), o Sporting joga bem mais do que a honra, pois está na luta pelo último lugar de acesso à Liga Europa, seguindo, para já, a dois pontos do quinto classificado, o Estoril.
O Benfica precisa, porém, bem mais de ganhar do que o Sporting, sobretudo se o FC Porto vencer sábado em Moreira de Cónegos, pois, se isso não acontecer, a margem de erro será maior e o “onze” de Jorge Jesus até já pode sair do dérbi quase campeão.
Fora, há muito, da “Champions” e da Taça de Portugal e derrotado no domingo na final da Taça da Liga (0-1 com o Sporting de Braga), o também invicto FC Porto (cedeu seis empates) joga tudo no campeonato, sendo que não são previsíveis facilidades face ao conjunto de Augusto Inácio, que está na luta pela manutenção.
Os “dragões” não têm sido muito fortes fora (sete vitórias e cinco empates), tendo tropeçado mesmo em duas das últimas três deslocações (0-0 com o Sporting e 1-1 com o Marítimo).
Na corrida à Liga dos Campeões, o Paços de Ferreira, que tem mais três pontos (e meio) do que o Sporting de Braga, recebe o Rio Ave, no sábado, enquanto os “arsenalistas”, ainda a saborear a vitória na Taça da Liga, recebem sexta-feira a Académica, agora orientada por Sérgio Conceição, sucessor de Pedro Emanuel.
Mais acesa está ainda a luta pelo quinto posto, que o Estoril (35 pontos) defende domingo em Setúbal, perante a perseguição de Marítimo (34) e Nacional (31), com dérbi marcado para os Barreiros, Sporting (33), Rio Ave (33) e Vitória de Guimarães (31), este último de visita a Olhão, depois de quarta-feira ter selado o apuramento para a final da Taça de Portugal.
Na parte inferior da tabela, destaque para o confronto entre o Beira-Mar (17 pontos) e o Gil Vicente (21 pontos), duas das seis equipas em luta pela manutenção, juntamente com Vitória de Setúbal (23) e Académica, Olhanense e Moreirense (todos com 21).