O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, disse desconhecer ainda a regulamentação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para os novos cursos de treinadores (nível I e II).

Em causa está a contestação ao novo modelo proposto, que já deu azo a uma petição pública e depois de a Associação de Futebol de Lisboa (AFL) ter publicado a proposta para inscrições, de 30 alunos, num curso a dois anos, com valores indicativos entre os 1.000 e 1.200 euros.

«Acho que se forem, de facto, esses preços é um exagero. Alguns deles até se vão dedicar ao futebol amador, sem terem qualquer usufruto monetário no desempenho das suas funções», referiu José Pereira.

O dirigente ressalvou, no entanto, que a ANTF está à espera que a Federação faça chegar ao organismo a regulamentação, para que a mesma possa ser apreciada em conformidade com o que vai ser regulamentado e com as próprias associações distritais e regionais.

José Pereira justificou as mudanças, delineadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pela Federação, por diretrizes da presença da ‘troika’ em Portugal e referiu que as mudanças implicam uniformização com outras modalidades.

«Quiseram fazer a formação dos treinadores igual à do ténis, do voleibol, do basquetebol, da natação, mas penso que cada modalidade tem a sua especificidade e dentro daquilo que estávamos a fazer, estávamos a trabalhar muito bem», considerou.

José Pereira lembrou que os cursos têm estado parados e que agora arrancarão com as novas diretrizes, com cada Federação, na sua especificidade, a adaptar a regulamentação e princípios enunciados pelo IPDJ.

Em relação a modelos anteriores, o presidente da ANTF revelou que os custos andariam na ordem dos 500/600 euros e as turmas seriam maiores, mas que a própria UEFA já tinha recomendado uma redução do número de formandos.

Uma das mudanças no novo modelo será a inexistência, ao contrário do que acontecia, de equivalências no nível I para alunos licenciados pelas universidades com opção de futebol e para jogadores internacionais AA que tenham cumprido determinado número de jogos.