Os sócios do Vitória de Setúbal aprovaram as contas do clube de 2011 e 2012, que confirmam um passivo de cerca de 15 milhões de euros, disseram hoje à Lusa associados que participaram na Assembleia Geral realizada sexta-feira.

As contas do Vitória de Setúbal de 2011 e 2012 deviam ter sido apreciadas na Assembleia Geral do passado dia 7 de julho, mas não chegaram a ser votadas devido à contestação de alguns associados, inconformados com a aprovação de um pedido de autorização da direção de Fernando Oliveira para «utilização de património» por 81 votos a favor e 80 contra.

Ao contrário do que aconteceu em julho, a Assembleia Geral desta sexta-feira decorreu num ambiente tranquilo, também pelo reduzido número de associados - cerca de 50 - do clube do Bonfim que compareceram na reunião magna do Vitória de Setúbal.

Além da preocupação com o passivo do clube, o médico Júlio Adrião, que tem sido um dos rostos da oposição à direção de Fernando Oliveira, receia também eventuais consequências do Programa Especial de Revitalização (PER) a que o clube sadino se propõe recorrer para tentar chegar a acordo com os credores.

«O meu receio é que o Vitória de Setúbal não seja capaz de cumprir os compromissos que vier a assumir no âmbito do PER, o que poderá levar à declaração de insolvência. Mas reconheço que se o presidente não recorresse ao PER o risco de insolvência seria ainda maior, porque qualquer credor poderia pedir a declaração de insolvência», disse.

Para além da aprovação das contas de 2011 e 2012 e da discussão sobre a situação financeira do clube, os associados do Vitória de Setúbal decidiram ainda a marcação de uma nova Assembleia Geral, que deverá ter lugar em outubro, para discutir a melhor forma de tentar reaver os direitos sobre os terrenos do estádio do Bonfim, que foram cedidos à Pluripar.

Segundo disseram à Lusa alguns associados do Vitória de Setúbal, o presidente Fernando Oliveira garantiu que a empresa só terá pagado as contrapartidas contratualizadas durante três anos, pelo que existem boas possibilidades de haver acordo para que os direitos dos terrenos do estádio voltem à posse do clube.

Essa é também a opinião de Júlio Adrião, mas, nesta matéria, o antigo dirigente do Vitória de Setúbal faz questão de atribuir o mérito à Câmara Municipal de Setúbal.

«A Câmara de Setúbal é que tem trabalhado mais para que os direitos sobre os terrenos do estádio do Bonfim voltem a pertencer ao Vitória de Setúbal. O presidente do Vitória de Setúbal não tem feito muito por isso», lamentou Júlio Adrião.