O treinador do Olhanense garantiu hoje que a equipa, ainda «em fase de construção», vai apresentar-se em Barcelos com a ambição de vencer o Gil Vicente, em jogo da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

«Comigo, o Olhanense irá entrar em todos os relvados para ganhar. A equipa tem assimilado bem determinado tipo de processos, continuamos em fase de construção mas nós entraremos em todos os campos com a ambição de querer ganhar os jogos», disse Abel Xavier, na antevisão ao encontro de sábado.

Numa análise ao adversário, o treinador do conjunto algarvio lembrou que se trata de uma equipa «remodelada e extremamente competitiva, à imagem do seu treinador«, afirmando-se surpreendido com alguns dos seus resultados.

«Olhando para a tabela e para o calendário, às vezes pensamos em alguns resultados possíveis, em termos teóricos. Há equipas com resultados surpreendentes e uma dessas equipas é o Gil Vicente», confessou Abel Xavier, ressalvando, porém, que esses resultados são fruto do «trabalho e determinação» apresentados pela equipa gilista.

Com a ausência, devido a lesão, de Luís Filipe, o único lateral-direito do plantel, o técnico do Olhanense será obrigado a recorrer a uma adaptação, que muito provavelmente passará pela utilização de um dos centrais.

«Tenho de perceber, em termos de perfil dos jogadores, quem poderá ter flexibilidade e polivalência para, pontualmente, corrigir este tipo de ausências. Gostaria de ter mais opções no setor defensivo, mas temos jogadores à altura para corresponder a esta adaptação», frisou.

Abel Xavier deixou ainda um balanço positivo ao trabalho da equipa nas quatro jornadas disputadas até agora, perante adversários teoricamente mais fortes, apontando ainda alguns erros de arbitragem que, no seu entender, prejudicaram o Olhanense.

«Estes incidentes, estes erros, mexem com as circunstâncias dos jogos», referiu, sobre um penálti não assinalado e uma expulsão diante do Vitória de Guimarães e os golos «em fora-de-jogo» marcados por Marítimo e Sporting.

O Gil Vicente, nono classificado com seis pontos, e o Olhanense, 12.º com quatro, defrontam-se no sábado, no Estádio Cidade de Barcelos, às 16h00, em jogo que será arbitrado por Jorge Sousa (Porto).