Rui Vitória disse hoje esperar um Vitória de Guimarães de bom nível para derrotar o FC Porto no Estádio do Dragão, na sexta-feira, na partida inaugural da sexta jornada da I Liga de futebol.

Os minhotos vêm de uma derrota caseira diante do Benfica (1-0), mas realizaram uma exibição globalmente positiva, tendo ainda a atenuante de terem jogado com menos um jogador durante 30 minutos.

O técnico admite que essa partida, juntamente com a anterior, para a Liga Europa, em que golearam os croatas do Rijeka (4-0), «deram indicações muito positivas do valor da equipa e do seu crescimento».

Rui Vitória considera que o Vitória tem «capacidade para ir à luta e trabalhar para trazer a vitória», tendo a «noção clara que vai ser um jogo dificílimo diante do campeão nacional».

«Esperamos estar a um bom nível», desejou.

A 10 de agosto, as duas equipas já se defrontaram, para a Supertaça Cândido de Oliveira, tendo então o FC Porto vencido com alguma facilidade por 3-0.

Rui Vitória lembrou que «era uma fase ainda muito inicial da época» e que «o plantel ainda não estava estabilizado».

«Hoje a equipa é substancialmente diferente e amanhã [sexta-feira] vamos jogar praticamente com 50 por cento de jogadores que não alinharam nessa partida, mas o Porto tem quase a mesma equipa, com um trabalho mais consolidado e com mais rotinas», disse.

O treinador deixou elogios ao adversário, «uma equipa muito completa», na qual é «difícil encontrar fragilidades», notando que, em três anos, os portistas só perderam um jogo para o campeonato.

O Vitória apenas ganhou por três vezes no terreno dos "dragões" para o campeonato, a últimas das quais na época 1995/96, mas também por isso Rui Vitória tem esperança em quebrar o longo jejum.

«Acredito na probabilidade e na estatística: se não aconteceu, está mais próximo de acontecer», disse.

Depois do empate no Estoril (2-2), o técnico considera que pode existir «um pequeno burburinho interno [no FC Porto], porque um resultado menos agradável tem impacto nestas estruturas», mas assim como «pode estar mais intranquilo, também quer retificar em casa», desvalorizou.

O treinador garantiu ainda que não existe qualquer cláusula no acordo de empréstimo de Abdoulaye e Tiago Rodrigues, que os impessa de jogar contra o FC Porto e que os dois jogadores vão ser convocados.