Poderá o ‘Clássico’ deste domingo no Dragão marcar uma viragem nos jogos entre FC Porto e Sporting? É esta a questão que paira na mente dos adeptos sportinguistas, entusiasmados com a atual campanha da equipa, que segue à 7ª jornada com 17 pontos e a apenas dois do líder FC Porto.

A última década não tem sido particularmente feliz para o Sporting nas visitas ao reduto portista. De facto, nas dez visitas anteriores ao estádio azul e branco o clube de Alvalade apenas conseguiu sair vitorioso por uma vez. Foi na já longínqua época de 2006/07, onde um golo solitário do chileno Rodrigo Tello fez toda a diferença no marcador. Da equipa leonina que esteve então em campo não resta nenhum ‘sobrevivente’, mas os portistas Helton e Lucho González foram testemunhas desse triunfo.

A vitória do Sporting no dia 17 de março de 2007 foi a “exceção à regra” dos clássicos no Dragão. Aliás, é necessário recuar até 2009/10 para encontrar uma diferença pontual menor entre os dois rivais. Nessa época, o ‘Clássico’ foi disputado na sexta jornada, tendo FC Porto e Sporting chegado empatados com 10 pontos a esse duelo. E mesmo nessa circunstância os dragões acabaram por sair vencedores (1-0).

A derradeira ocasião em que o Sporting não saiu derrotado do Dragão remonta já a 2008/09, ano em que a formação leonina impôs um nulo no desafio da 20ª ronda do campeonato. Mais: esta foi a última vez que o FC Porto ficou em branco no seu estádio em jogos para a Liga.

Porém, nenhuma temporada foi tão negativa para o Sporting como a de 2010/11. Perante o FC Porto imbatível de André Villas-Boas, os leões chegaram ao embate da 27ª jornada com uma desvantagem de 32 pontos (74 contra 42) para os já coroados campeões nacionais. O resultado, esse, ficou em 3-2 a favor dos anfitriões.

Consequentemente, o saldo de golos é amplamente favorável ao emblema da Invicta nesta década (2003/04 a 2012/13): 17 golos marcados e apenas cinco sofridos.

As estatísticas e a tradição não ganham jogos por antecipação, mas a equipa de Leonardo Jardim tem, indubitavelmente, pela frente uma missão difícil. E com a derrota desta semana na Champions, a formação de Paulo Fonseca está sedenta de vitórias e disposta a fazer o Sporting “pagar a fatura” do desaire com o Zenit.

O ‘Clássico’ entre FC Porto e Sporting, referente à 7ª jornada da Liga, realiza-se este domingo, às 19h45, no Estádio do Dragão.