A estátua de Eusébio que recebe os adeptos no Estádio da Luz revela a importância do Pantera Negra no clube de Lisboa. Eusébio tornou-se uma referência nos 15 anos em que vestiu a camisola dos encarnados e ofereceu muitos títulos às águias, entre os quais as duas Taças dos Campeões Europeus que os encarnados conquistaram ao longo da sua história.

O “casamento” que começou em 1960 podia ter conhecido outro caminho e Eusébio esteve para sair por duas vezes, ambas para Itália. Em 1962/63, Eusébio teve um pré-acordo com a Juventus e acabou por não sair por intervenção do Estado Novo, porque tinha de ir à tropa.

Mais tarde, em 1966, o Inter de Milão quis contratar Eusébio, que chegou mesmo a escolher casa, mas a transferência acabou por não acontecer porque a federação italiana fechou as portas a estrangeiros.

Muitas estórias contam que o Pantera Negra não deixou Portugal porque Salazar decretou que ele era propriedade nacional e se serviu dos seus feitos para defender os valores do regime, mas factos que o comprovem não existem. Eusébio não deixou a Luz e nos 22 anos de carreira, 15 passou-os de vermelho e branco.