O treinador de futebol do Sporting de Braga destacou hoje a importância de Eusébio na projeção da imagem de Portugal no estrangeiro, considerando-o "decisivo" para que o país fosse mais conhecido nas décadas de 1960 e 1970.
"Não é difícil falar sobre Eusébio, mas sobre este momento é muito difícil. Não o futebol, mas Portugal, perdeu uma personalidade que foi decisiva em determinado momento da sua história contemporânea na forma como foi mais conhecido, projetado e respeitado", afirmou o Jesualdo Ferreira, que trabalhou com o antigo internacional português no Benfica.
O técnico lembrou que, nas décadas de 1960 e 1970, "Portugal teve excelentes jogadores e houve uma equipa, que foi o Benfica, e uma seleção, que deram a conhecer a muita gente que havia um país que tinha capacidades que grande parte dos outros países não conseguiam perceber que existiam".
Destacou ainda que, mesmo depois de deixar de jogar, o "Pantera Negra" continuou o seu papel de embaixador de Portugal no estrangeiro.
"Manteve esse carisma e personalidade porque era importante ter o Eusébio quando íamos para fora e aí percebia-se o que representou no mundo desportivo, a admiração e o respeito que tiveram por ele", mais do que "muitas vezes em Portugal", disse.
O técnico bracarense recordou a sua convivência com Eusébio, que morreu hoje, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.
"Eu tive a oportunidade de ver isso, trabalhei com o Eusébio [no Benfica], fomos colegas de equipa técnica alguns anos e tivemos algumas vitórias, mas isso é passado, Foi um fabuloso jogador e como pessoa [era] top, 10 estrelas", frisou.
Jesualdo Ferreira frisou ainda que "Eusébio viveu a vida com grande intensidade".
"Quem o conheceu de perto percebe que perdemos tudo o que disse, mas acima de tudo um ser humano que gostava muito de viver e era uma excelente companhia. Paz à sua alma", referiu, num tom de voz emocionado.
O treinador do Arouca, Pedro Emanuel, frisou ser este um "momento triste não só para Portugal, porque o Eusébio era uma estrela mundial".
"Felizmente para nós vai ficar sempre ligado à história do nosso futebol, como claramente uma estrela que tivemos a felicidade de ter e a agora vamos revivê-lo sempre com estas memórias de grande jogador e pessoa que foi e um símbolo de Portugal", afirmou no final do jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, que o Sporting de Braga venceu por 2-0.
O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.
Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.
Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.