O campinho da Mafalala foi pequeno para acolher as inúmeras pessoas que acorreram em massa para testemunhar a homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, que perdeu a vida recentemente vítima de problemas cardiorrespiratórios. A cerimónia foi realizada por ocasião da final da Copa Mafalala, organizada pela Associação Desportiva e Recreativa loca, a qual não faltou o representante da Embaixada de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles.  

“Todas as manifestações que lembram os elementos dos nossos povos que conseguiram superar-se nas suas atividades são meritórias e devem ser acarinhadas, além disso, ressalvar que Eusébio foi de uma grandeza particular que transcendeu todas as fronteiras imaginárias na área da sua profissão escolhida que foi o futebol, foi um herói para Portugal e, sem dúvida, um dos mais ilustres moçambicanos pelo menos com quem tivemos a oportunidade de conviver”, disse o Embaixador de Portugal em Maputo.

Esta homenagem contou com presença de moçambicanos e não só, de várias idades. Os contemporâneos de Eusébio disseram que esta iniciativa é de grande relevância, porque teve o condão de exaltar a figura do «King», cuja obra ficou assim mais difundida.

“É o complemento de tudo quanto se fez desde a morte do King até hoje, não posso acrescentar mais nada porque corro o risco de estragar o que até aqui foi feito”, disse um dos vizinhos de Eusébio que acorreu à cerimónia.

Já Manuel Guerra, que também viveu na Mafalala na mesma época que o Pantera Negra recordou que “o campo onde Eusébio se notabilizou chamava-se «xicampanine» e não este aqui aonde decorre a homenagem e aí ele terá feito melhores jogos ou iguais aos feitos em Portugal, daí que acho esta ser uma justa e merecida homenagem a um jogador que ajudou a projetar o país além fronteira. Ele é uma referência para este país e para Portugal».

Guerra acrescentou que jogadores como Eusébio aparecem num espaço de “de 100 em 100 anos e ele é uma referência da década 50/60 e não se vai repetir o seu aparecimento, mas os jovens podem buscar nele as suas qualidades de jogador, de homem e de um pai de família”.

Mafalala, apesar de possuir casas e ruas precárias, é um bairro popular na cidade de Maputo, onde nasceram e viveram figuras como o poeta José Craveirinha, o primeiro Presidente da República, Samora Machel, e ex-presidente Joaquim Chissano, só para citar algumas personalidades de renome como Eusébio.