O FC Porto não se dá bem com os ares longe do Dragão. A formação de Paulo Fonseca tem encontrado dificuldades para se impor nos jogos fora de portas, o que explica o desperdício de tantos pontos esta época.

Em 17 jornadas realizadas, o FC Porto jogou nove vezes fora, tendo ganho apenas quatro vezes. Empatou em duas ocasiões e saiu derrotada em três. Derrotas a mais para uma equipa que apenas tinha perdido dois jogos nos dois anteriores campeonatos.

Longe do Dragão, a equipa de Paulo Fonseca apenas marcou treze golos tendo encaixado dez, em nove partidas realizadas.

As deslocações à Lisboa têm sido penosas para os azuis-e-brancos, que ainda não venceram na capital. Dos três jogos realizados para a I Liga, a equipa de Paulo Fonseca empatou com Belenenses a uma bola e com o Estoril 2-2 e perdeu com o rival Benfica por 2-0. Dos jogos a Sul de Portugal apenas uma vitória, por 3-1, frente ao Setúbal.

A juntar-se a isto, derrotas no Dragão com a Académica por 1-0 e o mesmo resultado este fim-de-semana na Madeira frente ao Marítimo, uma equipa que não ganhava há dois meses e que só não tinha sofrido golos de equipas da Segunda Liga.

Paulo Fonseca admitiu ontem que as coisas estão mais complicadas para o seu lado, embora o Benfica não tenha aproveitado a escorregadela para se distanciar. Os encarnados têm quatro pontos de vantagem mas ainda vão ao Dragão.

O tetracampeonato pode ir por "água abaixo" se o Dragão continuar a desperdiçar pontos fora a este ritmo.