O Benfica-Sporting é o mais antigo dérbi do futebol português. Os dois rivais da Segunda Circular já se defrontaram por 300 vezes em jogos, com o mês de fevereiro a merecer particular destaque.

Águias e Leões já se defrontaram em 23 ocasiões no segundo mês do ano, com larga vantagem para os encarnados. O Benfica venceu 13 dos 23 jogos, tendo-se verificado quatro vitórias do Sporting e seis empates.

O primeiro dérbi da Segunda Circular em fevereiro tem mais de 100 anos. Disputou-se em 1908, quando o Benfica tinha quatro anos e o Sporting dois. Venceu o Benfica por 2-1, em encontro para o Campeonato de Lisboa, com o golo da vitória a ser apontado por um dos fundadores do Belenenses: Artur José Pereira.

O resultado mais desnivelado entre Benfica e Sporting em jogos disputados em fevereiro aconteceu em 1947. O Sporting dos Cinco Violinos bateu o Benfica por 6-1, numa época em que marcaram 123 golos, 43 dos quais de Peyroteo. Travassos fez um hat-trick.

Ainda no mês de fevereiro, por duas vezes o dérbi calhou no dia 9 de fevereiro: da primeira vez, em 1991/1992, O Benfica de Erickson bateu o Sporting de Marinho Peres por 2-0, com golos do central William e do avançado Pacheco; a segunda vez, em 2010, já com Jesus no banco, os encarnados golearam os Leões de Carlos Carvalhal em Alvalade por 4-1. David Luiz, Ramires, Luisão e Cardozo fizeram os golos do Benfica, Liedson marcou para o Sporting.