O comissário Rui Costa, responsável da Polícia de Segurança Pública (PSP) pela deslocação dos adeptos do Sporting até ao estádio da Luz, revelou hoje que não houve incidentes antes do jogo de futebol que vai opor Benfica e Sporting.

“Está tudo a correr bem até ao momento. O grupo de adeptos organizado já entrou praticamente todo [no estádio da Luz]”, disse antes do apito inicial do clássico que se realiza a partir das 20h15.

De acordo com o comissário da PSP, a saída mais retardada dos adeptos do Sporting do estádio de Alvalade permitiu que o maior número possível de adeptos se deslocasse dentro da chamada “caixa de segurança”, com “muitos” seguidores dos “leões” a juntarem-se ao grupo na deslocação.

Questionado sobre o facto de os adeptos sportinguistas terem sido impedidos de entrar com coletes refletores, que simbolizavam o protesto pela realização do jogo, Rui Costa esclareceu que desconhecia que tal tivesse acontecido.

“Eu desconheço quer o protesto quer essa eventualidade. De qualquer modo, todos os adeptos são revistados e todos os objetos que são considerados proibidos à luz dos regulamentos desportivos não entram”, concluiu.

O encontro entre Benfica e Sporting foi adiado para hoje às 20h15 devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.

As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas, depois de recolherem aos balneários, já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o seu adiamento.

A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.