O Sporting regressou às vitórias na liga portuguesa ao vencer o Olhanense por 1-0, em jogo da 19.ª jornada, no Estádio José Alvalade. Carlos Mané marcou o golo da vitória verde e branca e colocou os leões na segunda posição do campeonato, embora o FC Porto só este domingo entre em campo, frente ao Gil Vicente.

O Sporting entrou melhor no encontro em Alvalade e desde cedo procurou a baliza de Belec. A primeira oportunidade dos leões surgiu dos pés de Montero. O remate do colombiano foi prensado pela defesa algarvia e na recarga André Martins atirou ao lado.

O Sporting estava mais pressionante e aos 14’ surgiu o 1-0, por Carlos Mané. Montero teve uma bela iniciativa, livrou-se de dois defesas e já dentro da grande área centrou para a boca da baliza, onde apareceu Mané a encostar para o seu primeiro golo no campeonato.

Com o golo, o Sporting assumiu ainda mais o domínio do encontro e aos 20 minutos foi a vez de Adrien atirar com perigo para boa defesa de Belec. Na recarga, o médio português atirou muito por cima.  

Aos 27’ Montero regressou aos golos, mas o árbitro invalidou mal o tento do colombiano. Jefferson bateu um livre da direita, Montero finalizou de cabeça, mas viu o golo ser anulado por fora de jogo. Havia vários jogadores leoninos em posição irregular, mas o avançado não era um deles.

Até ao intervalo o Sporting foi sempre mais pressionante e teve ainda outra grande oportunidade para o 2-0, com Marcos Rojo a ver Belec tirar a bola da baliza em cima da linha de golo após a marcação de um canto.

Claramente empenhado em chegar ao 2-0, o Sporting voltou a entrar por cima no jogo na segunda parte, embora o Olhanense tenha mexido ao intervalo de modo a reforçar o meio-campo, com a entrada de Pelé, e equilibrar o jogo nessa zona. Ainda que mais perto da baliza da turma de Olhão, o Sporting perdeu alguma da dinâmica da primeira parte e os lances de perigo custam mais a aparecer junto da baliza de Belec.

Já o Olhanense, com o passar dos minutos, passou a acreditar mais e começou a aproximar-se com maior perigo da baliza leonina. No lance mais perigoso até então, Paulo Sérgio dispôs da melhor ocasião no jogo, mas Patrício opôs-se bem.

Já dentro do quarto de hora final e com Carrillo em campo, regressou o perigo à baliza do Olhanense. O peruano fletiu da esquerda para a direita e na passada disparou forte ao ângulo da baliza algarvia. A bola rasou a trave e perdeu-se o 2-0 e um golaço. O extremo voltou a repetir a graça minutos depois e foi ainda mais certeiro, com a bola a embater no poste.

A seguir Alvalade gelou. Dionisi rematou sem oposição na área verde e branca, a bola ainda fez carambola num defesa e encaminhou-se perigosamente pela linha de fundo, com Patrício batido. O empate não surgiu e o Sporting acabou mesmo por sair com a vitória e mais três pontos.

Com este triunfo, o Sporting soma agora 41 pontos na classificação e fica à espera do que vão fazer Benfica e FC Porto nos jogos deste domingo. Os encarnados jogam em Paços de Ferreira e os portistas têm uma difícil deslocação a Barcelos, para defrontar o Gil Vicente.