O presidente do Sporting disse hoje que é preciso "coragem" - das instituições do futebol, grupos parlamentares e Governo - para procederem a uma reforma que traga novas regras, mais transparência e ética ao futebol e ao desporto.

"Quando as pessoas quiserem alterar, reformar, fazer mais e fazer melhor, todos vão ter de se conformar com isso. Mas não é uma situação fácil porque nós não queremos pequenas mudanças, queremos algo que faça fortalecer o futebol e o desporto”, declarou hoje Bruno de Carvalho à saída de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva.

Para Bruno Carvalho, “isto são tantas temáticas e assuntos que é para isso que existem os grupos parlamentares e o Governo, para com coragem pegarem nos assuntos e levarem-nos em frente".

O encontro de hoje em Belém serviu para o Sporting apresentar a Cavaco Silva o conjunto de propostas para reformar a legislação desportiva que já tinha levado ao Parlamento, à Federação Portuguesa de Futebol e a outros clubes.

Nestas propostas, o Sporting defende, por exemplo, que o sorteio dos árbitros de futebol deve ser "puro", as classificações dos juízes tornadas públicas, um novo regime das apostas online e um maior controlo dos empresários do futebol.

Bruno de Carvalho disse que "é preciso que [todas as entidades] tenham coragem, senão nada nunca mudará" e ressalvou que a situação no desporto português exige mudanças.

"Se tudo estivesse tão bem, a classificação [para o Mundial] não teria sido tão difícil, as nossas representações nos Jogos Olímpicos não tinham sido um sucessivo sentimento de que poderíamos ter feito mais. As coisas não acontecem por acaso, acontecem porque faltam regras, transparência e às vezes a coragem e a vontade para fazer essas alterações", disse o presidente do clube leonino.

Para o líder do clube de Alvalade, "aqueles que querem verdade, transparência, exigência e ética têm de continuar a esforçar-se e a trabalhar".

Questionado sobre se os recentes movimentos para destituir o presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, podem prejudicar o sucesso da iniciativa do Sporting, Bruno de Carvalho disse que é preciso "não confundir o fundamental com o acessório".

"No dia em que alguma turbulência, que é normal, colocar em causa o todo, então a reforma [a fazer] é muito mais profunda. Nós não podemos nunca confundir o fundamental e o acessório, por muito importante que seja o acessório", disse o presidente leonino.

Bruno de Carvalho considera fundamental que futebol e o desporto nacional "se transformem em algo reconhecido por todos como transparente, exigente e ético".