Dominador em Portugal nos últimos anos, o FC Porto tem encontrado uma forte resistência em Alvalade. Qual fortaleza inexpugnável, o reduto do Sporting já não é ultrapassado desde 2008, o ano da derradeira vitória dos dragões.

O triunfo por 2-1, no dia 5 de outubro de 2008, com golos de Lisandro López e Bruno Alves pelos azuis e brancos e João Moutinho pelos leões, marca a última festa do FC Porto no Estádio José Alvalade. Aliás, o estádio leonino é mesmo o recinto onde o FC Porto não ganha há mais tempo para o campeonato nacional.

Muito mudou desde essa partida nos dois clubes, a começar pelo banco de suplentes, onde o atual selecionador Paulo Bento liderava o Sporting e o veterano Jesualdo Ferreira comandava o FC Porto. Passando para o relvado, contam-se também pelos dedos de uma mão os “sobreviventes” nos dois conjuntos. Tal como em 2008, Rui Patrício deve estar uma vez mais na baliza leonina e Fernando no meio-campo portista. A fechar este lote, o então suplente Adrien pode agora ser aposta de Leonardo Jardim para a titularidade no Sporting.

Depois de 2008 jogaram-se mais quatro ‘Clássicos’ em Alvalade, essencialmente marcados pelo equilíbrio. Nestes quatro encontros, o Sporting venceu em 2009/10 e as últimas três Ligas corresponderam a outros tantos empates entre os dois ‘grandes’. É de realçar ainda a fraca produção ofensiva de Sporting e FC Porto neste período, já que leões e dragões não foram além do nulo em 2011/12 e 2012/13. Quanto a 2010/11, não foi muito diferente: 1-1, com tentos de Valdés e Falcao.

As duas equipas chegam à 80ª edição do ‘Clássico’ separadas apenas por dois pontos, sendo este duelo o mais “tardio” desde 2006. Com efeito, o embate de 2005/06 foi disputado para a 30ª ronda. Agora, ambos têm muito a ganhar e ainda mais a perder, tendo em conta que o Benfica se distanciou no primeiro lugar e ninguém quer perder terreno, até pela importância do acesso à Liga dos Campeões no final da época.

A “complicar” a missão do FC Porto está ainda o peso da história. De facto, os números do passado dizem que nos anteriores 79 jogos, o Sporting venceu 42, consentindo apenas 18 empates e 19 derrotas. E desta vez, ao contrário da tendência dos últimos anos, os dragões surgem atrás dos leões na classificação.

O embate entre Sporting e FC Porto, para a 23ª jornada da Liga, está agendado para este domingo, às 19h15, no Estádio José Alvalade.