O antigo presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, assumiu hoje a candidatura à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), cujo programa será tornado público "após reunir com os clubes e a direção" do organismo.

Em declarações à Agência Lusa, o antigo autarca e ex-vice-presidente do FC Porto disse que parte "sozinho, sem ligações a ninguém", tendo ainda confirmado que já está "a trabalhar na candidatura há algum tempo".

"Há dois anos, cheguei a ponderar avançar, mas a data das eleições intercalares e as condições impossíveis de concretizar que os clubes da II Liga colocaram foram condicionantes", disse Paulo Teixeira.

O ex-autarca revelou ter estado "estes dois últimos anos a pensar, a falar com clubes e com pessoas que trabalham no futebol, a ver o que se faz em Portugal e no estrangeiro", tendo encontrado, por isso, o momento exacto para "dar andamento ao entusiasmo" que sentiu da primeira vez.

Paulo Teixeira disse ter solicitado à atual direção da LPFP uma reunião para terça-feira, na sede do organismo, com o presidente Mário Figueiredo e com o porta-voz dos clubes da II Liga.

Ainda sem resposta do organismo, o antigo dirigente politico e desportivo desdramatiza: "Só enviei o pedido na terça-feira, com toda a gente em Itália, para a final da Liga Europa. É natural que ainda não tenham podido responder".

Só depois de reunir com os clubes e com a direção da LPFP é que Paulo Teixeira fará a apresentação pública do seu programa de candidatura, o que julga "poder acontecer durante a próxima semana".

Sem levantar o véu sobre as suas linhas programáticas, Paulo Teixeira afirmou que "há aspectos a corrigir, nomeadamente o facto de a Liga estar de costas voltadas para a Federação Portuguesa de Futebol e para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", um dos maiores parceiros do futebol português.

"Há também que fazer algo para atrair as pessoas aos estádios, pois não podemos ter jogos com 431 espetadores na I Liga nem jogos na televisão à hora de almoço", concluiu.