Uma fotobiografia do antigo futebolista português Eusébio, que morreu a 05 de janeiro, aos 71 anos, vai ser colocada à venda na terça-feira, anunciou hoje a editora Dom Quixote.
Em comunicado, a editora explica que “Eusébio Como nunca se viu” compila em livro “imagens nunca antes reveladas de intimidade e cumplicidade, mas também com histórias até agora desconhecidas, onde o Pantera Negra surge como protagonista”.
As fotografias são da autoria de Nuno Ferrari, que acompanhou toda a carreira do jogador e de quem viria a tornar-se amigo inseparável, e os textos do jornalista de A Bola António Simões.
A editora destaca vários episódios da vida do antigo futebolista, casos de “o cauteleiro maneta que lhe mudou o destino, o autógrafo de Jean-Paul Belmondo e o fascínio de outras estrelas de cinema e não só”, mas também “a mala com 500 contos em notas que o pôs numa praia com os sapatos escondidos, a ideia de o raptarem antes do Mundial de 1966”, assim como “a razão das lágrimas de Wembley”.
O ex-futebolista português Eusébio, conhecido como “Pantera Negra” ou “King”, foi um dos melhores futebolistas de sempre e o melhor do Benfica e de Portugal, nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique
Ao longo da sua carreira, Eusébio ganhou a Bola de Ouro, em 1965, e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73).
No Mundial1966, em Inglaterra, no qual Portugal terminou em 3.º lugar, Eusébio foi considerado o melhor jogador da competição e o melhor marcador, com nove golos.