Recentemente transferido para o Valência, André Gomes tem sido um dos elementos mais utilizados por Nuno Espírito Santo), mas o jovem futebolista não esquece o tempo que passou no Benfica e considera-se um sortudo por ter tido oportunidade de integrar o plantel principal encarnado.

"Para aquilo que tem acontecido em Portugal nos últimos tempos, senti-me um sortudo pelo que aconteceu. Mas a verdade é que um jogador português sente grande dificuldade para se afirmar nas primeiras equipas. Aliás, tive grandes amigos que tiveram de sair do Benfica para terem mais chances de jogar. Mas, ao mesmo tempo, o facto de saírem para bons clubes significa que têm qualidade. Os jovens vão errar sempre, mas só se aprende assim. Há uma crise de jogadores portugueses e está na altura de os clubes assumirem mais o risco. Ganhamos todos com isso", explicou o médio de 21 anos em entrevista ao jornal Record.

O jogador formado no FC Porto concordou ainda com as críticas feitas por Ivan Cavaleiro a Jorge Jesus: "É triste para nós que poucos jogadores do Benfica saiam da formação. Temos perfeita noção que nem todos podem jogar na equipa principal. Que alguns vão ter de vingar no estrangeiro ou descer um degrau para poderem jogar. A verdade é que, por vezes, quando alguém é contratado, nós passamos para segundo plano. Por isso partilho a tristeza do Ivan Cavaleiro. Provavelmente o que o Ivan Cavaleiro quis dizer é que trabalhava bem e achava que podia ter mais oportunidades. E uma oportunidade não significa jogar sempre. Mas também não é só jogar dois minutos. Jogar vinte minutos, meia hora, por vezes um jogo completo é algo que ajuda e muito", acrescentou depois o médio, em defesa do jogador emprestado ao Deportivo.

Embora gostasse de ter jogado mais pela formação principal dos encarnados, André Gomes relembra a importância de Jorge Jesus neste início de carreira. "[Jorge Jesus] Foi o treinador que me lançou. Tive um pouco de sorte porque quando o Javi García e o Witsel foram vendidos, eu e o André Almeida fomos promovidos. Talvez por ter sido muito em cima da hora não deu para contratarem alguém, mas o que é certo é que nos deram oportunidade para subir e permanecer na equipa principal. Jesus Lançou-me às feras e foi o treinador que me ensinou grande parte das coisas que sei com 21 anos", assegurou.

O médio analisou ainda o atual momento do Benfica e mostrou confiança nas capacidades do técnico de 60 anos e no grupo de trabalho que este tem à sua disposição. "Saíram muitos jogadores, alguns que jogavam regularmente e, por isso, está a acontecer uma espécie de revolução. Para o treinador é sempre difícil porque tem de construir uma equipa nova e facto de a pré-temporada não ter corrido bem, é fácil de explicar. É nessa altua que os jogadores estão a assimilar as ideias do treinador. Ainda assim, o Benfica já conquistou a Supertaça, entrou a ganhar no campeonato e isso não aconteceu nos últimos anos. O Benfica está a inciar um novo ciclo, uma nova equipa", explicou sobre o momento da sua antiga equipa.

Relativamente ao novo treinador, o internacional sub-21 deixou rasgados elogios a Nuno Espírito Santo e demonstrou-se agradado com a sua nova aventura: "Estou muito contente com a minha situação. A adaptação foi mais fácil do que aquilo que esperava e o carinho que recebo dos adeptos tem sido importante. Não estava à espera de ser tantas vezes utilizado. O míster tem-me dado oportunidades, mas até agora foram só jogos de preparação. Tem sido fantástico [trabalhar com NES]. É um treinador que tem uma ligação muito forte com o grupo. Ajuda-nos muito, tenta sempre ensinar algo mais, e o espírito de grupo começa sempre no treinador", disse depois o futebolista natural de Grijó.