O Vitória de Guimarães assumiu esta sexta-feira a liderança provisória da Primeira Liga, ao bater o Moreirense por 2-1 no Estádio D. Afonso Henriques, partida que abriu a 11ª jornada do campeonato.

O Moreirense até entrou melhor neste dérbi vimaranense e chegou ao golo logo aos 3 minutos de jogo, com Elízio a aproveitar uma saída em falso de Assis para cabecear para o fundo das redes do Vitória.

Aos 27 minutos, o árbitro Cosme Machado protagonizou o primeiro lance duvidoso do encontro, ao não assinalar um penálti a favor do Vitória de Guimarães por alegado toque com a mão de Elízio.

No entanto, a equipa da casa viria mesmo a chegar à igualdade aos 33 minutos de jogo, com novo lance polémico. O árbitro apontou para a grande penalidade na sequência de um corte de Marcelo Oliveira sobre Bernard. Na conversão, Marafona ainda adivinhou o lado escolhido por André André, mas não conseguiu evitar o golo.

Aos 82 minutos, o recém-entrado Jonathan Álvez correspondeu a um cruzamento de João Pedro, após pontapé de canto de Bernard, com um cabeceamento certeiro. Três minutos depois, Gerso introduziu a bola na baliza dos "conquistadores", mas o árbitro anulou o golo por fora-de-jogo.


Com este triunfo, o Vitória de Guimarães contabiliza mais um ponto do que o Benfica, mas poderá ainda ser ultrapassado pelos "encarnados", que jogam no recinto da Académica de Coimbra no domingo. O Moreirense, por agora, é nono classificado, com 13 pontos.

Recorde os principais lances do jogo.