Joaquim Evangelista saiu em defesa de Cristiano Ronaldo, no dia em que o internacional português soube que está novamente na lista dos três últimos nomeados à Bola de Ouro.

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) criticou ainda Michel Platini, preisente da UEFA, por este ter mostrado preferência na atribuição da Bola de Ouro de 2014.

Leia o comunicado:

"Joaquim Evangelista diz não ter ficado surpreendido com a sua nomeação e que é da mais elementar justiça a atribuição da Bola de Ouro ao capitão da Selecção Nacional.

Lamenta a falta de imparcialidade e equidistância de Platini que enquanto responsável máximo do futebol europeu deveria adoptar uma posição de plena neutralidade e imparcialidade.

Os jogadores são, salvo melhor opinião, o património maior da FIFA, da UEFA, dos clubes e, em especial, do futebol. Como tal os representantes maiores dessas instituições deveriam, conforme é sua obrigação, defender um dos jogadores que globalmente mais contribui para o desenvolvimento e promoção da modalidade.

Evangelista recorda que Cristiano Ronaldo é, actualmente, o melhor jogador do mundo e, como tal, deve ser respeitado . Entrega-se de corpo e alma, com uma enorme capacidade de sacrifício e superação. Ultrapassando todos os limites, surpreende-nos todos os dias com novos recordes. Cristiano Ronaldo conquistou a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia, é o melhor marcador da Champions e da Liga Espanhola.

Cristiano é um exemplo para a classe e independentemente do resultado tem o nosso apoio incondicional e dos jogadores portugueses."

A FIFA deu hoje a conhecer os três finalistas à vitória na Bola de Ouro relativa ao ano de 2014 e, além do Cristiano Ronaldo, estão também nomeados o avançado argentino Lionel Messi (FC Barcelona) e o guarda-redes alemão Manuel Neur (Bayern Munique).