O triunfo do Benfica sobre o Vitória de Guimarães por 3-0 confirmou que Nico Gaitán é atualmente o grande motor da equipa de Jorge Jesus, e que todo futebol de nota artística passa obrigatoriamente pelos pés do argentino que assinou uma enorme exibição na homenagem ao "Rei" Eusébio com um golo e uma assistência.

Na receção ao Vitória de Guimarães, o Benfica entrou, literalmente, com tudo desde o primeiro minuto de jogo para garantir o triunfo sobre o terceiro classificado do campeonato, e uma das equipas sensação da prova. Com 44065 espectadores nas bancadas da Luz, o Benfica vestiu-se de gala para prestar mais uma homenagem a um dos maiores símbolos do futebol internacional.

E mal soou o apito inicial de Rui Costa, a equipa do Benfica saiu disparada como uma seta para a baliza de Assis que, atento, impediu que Jonas marcasse no primeiro minuto de jogo. Gaitán fez a assistência, mas o avançado brasileiro deixou-se antecipar pelo guardião vimaranense. A adrenalina subia entre as hostes encarnadas e cinco minutos depois Ola John fez um brilhante passe para Gaitán. O argentino isolado frente a Assis deixou-se antecipar pelo guarda-redes e a jogada acabou por perder-se num cruzamento de André Almeida.

Com Talisca e Samaris no meio-campo, o Benfica dominou a seu belo prazer a formação do Vitória de Guimarães que se apresentou na Luz com uma equipa muito jovem e que acusou algum nervosismo. De realçar que na formação de Rui Vitória apenas André André e Tomané já tinham atuado no Estádio da Luz. Perante a passividade dos visitantes, os encarnados não tiveram dificuldades em alcançar o primeiro golo do jogo por Jonas, curiosamente ao minuto 13 tal como há um ano atrás quando Rodrigo abriu o marcador sobre o FC Porto na homenagem a Eusébio. Gaitán fez a assistência e o avançado brasileiro atirou de cabeça para a primeira explosão de alegria no Estádio da Luz.

O domínio avassalador da formação encarnada era uma realidade, e antes do intervalo as três bolas no poste da baliza de Assis eram um facto bem revelador do pendor ofensivo da equipa do Benfica. Aos 20 minutos um livre de Gaitán levou a bola a bater no ferro para o suspiro geral das bancadas da Luz. Sete minutos depois foi a vez de Talisca enviar com estrondo uma bola ao poste num remate de primeira fora da grande área. Aos 34 minutos, foi a vez de Jonas rematar ao poste depois de isolar-se a passe de Gaitán. O Guimarães esboçou uma tímida reação aos 33 minutos com um remate de Cafú e aos 40 minutos com Tomané a obrigar Júlio César a uma defesa por instinto.

O resultado de 1-0 com que as equipas foram para intervalo até era lisonjeiro para o Vitória de Guimarães depois do domínio avassalador do Benfica. No segundo tempo, as bancadas da Luz viram com tranquilidade o Benfica assumir a sua superioridade perante um Vitória de Guimarães incapaz de esboçar uma reação perante o líder do campeonato. Os minhotos não conseguiam simplesmente contrariar o domínio encarnado. Hernâni ainda tentou um remate cruzado à entrada da área aos 51 minutos, mas a bola acabou por sair ao lado. E como quem não marca sofre, três minutos depois Ola John elevou o marcador para 2-0 depois de uma boa jogada de Lima no lado direito. O extremo holandês surgiu na área para a receção da bola, e ainda se atrapalhou no remate de primeira, mas à segunda acabou por fuzilar Assis para o 2-0.

A perder por 2-0, o Vitória de Guimarães via as suas expectativas de pontuar na Luz cada vez mais distantes. Aos 60 minutos, Bernard ganhou espaço à entrada da área do Benfica e num remate de longe testou a atenção de Júlio César, que sem dificuldades parou o remate do médio vimaranense. A nove minutos dos noventa, Júlio César é novamente chamado ao serviço quando Tomané ganha uma bola a Jardel na linha de fundo e remata cruzado para defesa de Júlio César. Aos 85 mimutos, Jorge Jesus lançou no jogo Salvio, para uma ovação a Ola John. O Vitória de Guimarães tentava reduzir o marcador através das bolas paradas, mas foi o Benfica a fazer mexer as redes no jogo pela última vez. Aos 89 minutos, Lima voltou a fazer estragos no lado direito do ataque do Benfica e serviu Salvio para o argentino entregar o 3-0 a Nico Gaitán, que assim selou uma vitória justa e incontestável sobre a formação de Guimarães.